Bombardeio atribuído a houthis mata 57 civis no sul do Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 19/07/2015 18h06

(atualiza número de mortos).

Sana, 19 jul (EFE).- Pelo menos 57 civis morreram neste domingo e outros 110 ficaram feridos em bombardeios com foguetes Katyusha atribuídos aos houthis contra um bairro da cidade de Áden, no sul do Iêmen, segundo informaram à Agência Efe fontes médicas.

Entre as vítimas, há 12 crianças e seis mulheres, disse à Efe o diretor do escritório sanitário de Áden, Al Khader Lasur.

O ataque contra uma área residencial dessa cidade litorânea também causou danos em vários mercados e imóveis do bairro de Dar Saad, no norte de Áden.

Testemunhas disseram à Efe que a origem dos foguetes foi a região de Yazuala, controlada por combatentes do movimento xiita dos houthis e milícias leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, que combatem em tropas rebeldes.

s vítimas foram transferidas a quatro hospitais diferentes da cidade, entre eles dois localizados no bairro de Al Mansura e Al Sheikh Ozman.

Rebeldes e autoridades iemenitas aceitaram uma trégua humanitária de uma semana, apoiada pela ONU, que entrou em vigor na noite do dia 10 de julho, mas que foi violada por ambas as partes.

O ataque ocorreu três dias depois que o governo do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi anunciou a chegada de uma delegação ministerial de Riad a Áden, com o objetivo de restabelecer no futuro a sede do governo na cidade, da qual foi expulso em março.

O presidente Hadi e seu gabinete fugiram para a Arábia Saudita em meados de março devido ao avanço dos rebeldes xiitas em Áden, que no ano passado conseguiram tirar do governo a capital, Sana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.