Bombardeio da coalizão árabe mata ao menos 55 civis no sudoeste do Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 25/07/2015 05h00

Sana, 25 jul (EFE).- Ao menos 55 civis morreram e dezenas ficaram feridos neste sábado em um bombardeio da coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, no sudoeste do Iêmen, informou a agência iemenita de notícias “Saba”, controlada pelos rebeldes houthis.

O ataque ocorreu durante a madrugada de hoje na cidade de Moca, situada às margens do Mar Vermelho, na província de Taiz, e teve como alvo um complexo residencial dos engenheiros que trabalham na usina elétrica local.

Os feridos foram levados para diferentes hospitais da cidade e também para os centros médicos de Al Hudaydah, também no litoral do Mar Vermelho, acrescentou a “Saba”.

Os confrontos que estão ocorrendo na cidade de Taiz, capital da província de mesmo nome, impediram que os feridos fossem atendidos no município, mais próximo de Moca que Al Hudaydah.

Outros veículos da imprensa iemenita afirmaram que os aviões da coalizão bombardearam de forma equivocada o complexo residencial dos engenheiros durante uma série de ataques contra posições dos houthis e das forças leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh em Moca.

Os verdadeiros alvos, afirmam, era um acampamento de defesa aérea e a casa de um líder militar aliado dos houthis, Yubran al Hashdi, que fica ao lado de onde os engenheiros moravam.

A intensidade dos bombardeios em Moca mostra a intenção das forças da coalizão de libertar o porto da cidade dos controles dos houthis.

O objetivo é usar o local para fornecer equipamentos militares às tropas leais ao presidente deposto Abdo Rabbo Mansour Hadi, que está refugiado na Arábia Saudita.

No último dia 17, uma delegação do governo iemenita no exílio chegou a Áden para restabelecer na cidade a sede do Executivo quando a situação do país permitir. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.