Bombardeio da Otan no Afeganistão mata 7 insurgentes

  • Por Agencia EFE
  • 13/08/2014 05h22

Cabul, 13 ago (EFE).- Um bombardeio da Otan na província de Ghazni, no centro do Afeganistão, matou sete insurgentes, incluindo dois comandantes, e feriu outros três, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

O ataque aconteceu ontem à noite no distrito de Giro, disse o subgovernador provincial, Mohammad Ali.

“Felizmente não houve baixas civis no incidente”, informou Ali, depois de na segunda-feira a ONG Anistia Internacional denunciar a falta de processos judiciais para as tropas da Otan envolvidas na morte de “milhares” de afegãos.

A morte de civis é uma das principais causas que fazem com que os bombardeios das forças internacionais sejam muito controvertidos no país.

O conflito no Afeganistão estáa em um de seus momentos mais sangrentos desde a invasão dos Estados Unidos, que derrubou o regime talibã há 12 anos.

Este é o segundo ataque deste tiopo desde a segunda-feira, quando a Otan matou 21 insurgentes na província de Helmand, no sul do país.

As tropas internacionais começaram em 2011 a se retirar gradualmente e a transferir por fases a competência da segurança ao exército e à polícia afegãos.

A Isaf concluirá sua missão no país asiático no final deste ano, mas os Estados Unidos anunciaram que manterão 9.800 soldados em solo afegão até completar sua saída total no final de 2016. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.