Bombardeio de coalizão árabe em reduto dos houthis deixa 5 mortos
Sana, 27 mar (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram e 20 ficaram feridas nesta sexta-feira em um bombardeio da coalizão liderada pela Arábia Saudita na província de Saada, no norte do Iêmen e considerada um reduto dos milicianos xiitas dos houthis.
Segundo informaram à Agência Efe fontes médicas do hospital Al Salam, em Saada, as vítimas são civis e dois dos corpos ficaram carbonizados no ataque aéreo.
Os aviões da coalizão bombardearam o mercado da cidade de Qutaf al Boqa, perto da fronteira com a Arábia Saudita.
As fontes acreditam que o número de vítimas fatais pode aumentar pois alguns feridos estão em estado grave.
A província de Saada, na fronteira com a Arábia Saudita, está sob o controle dos rebeldes houthis desde 2010, ano no qual os xiitas pegaram em armas contra as autoridades iemenitas.
O bombardeio contra Qutaf al Boqa é um dos efetuados hoje pela coalizão, que também atacou posições dos houthis em Sana, Al Hodeida e próximo de Marib.
A Arábia Saudita, líder de uma coalizão composta, entre outros, pelo Kuwait, Catar, Emirados, Egito e Jordânia, lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva com o objetivo de conter o avanço das milícias xiitas, que assediavam o presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, na cidade de Áden.
O porta-voz da operação militar, o general saudita Ahmed al Asiri, afirmou ontem que os bombardeios têm como alvo principalmente as bases militares aéreas e posições das baterias antiaéreas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.