Bombardeio de drone no Paquistão deixa pelo menos 8 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 04/01/2015 09h28

Islamabad, 4 jan (EFE).- Pelo menos oito supostos insurgentes morreram e três ficaram feridos neste domingo em um bombardeio de um drone americano na área tribal do Waziristão do Norte, no noroeste do Paquistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O ataque aéreo aconteceu por volta do meio-dia (hora local) no vale de Shawal, quando o avião não-tripulado disparou dois mísseis contra um edifício de um comandante insurgente uzbeque, disse um porta-voz do governo local, Rab Nawaz.

Trata-se do primeiro ataque do ano de um drone americano no país asiático. Este tipo de bombardeio foi retomado no Paquistão em junho de 2014, após seis meses de inatividade e coincidindo com uma ofensiva do exército paquistanês nas áreas tribais.

Ontem, 31 supostos insurgentes morreram em bombardeios do exército em Tirrah, na região tribal do noroeste de Khyber, em um ataque no qual foram destruídos quatro esconderijos insurgentes e um centro de treinamento de suicidas, de acordo com um comunicado do serviço de comunicação militar do Paquistão (ISPR).

As frequentes mortes de civis geram uma grande controvérsia sobre os bombardeios com aviões não tripulados, condenados frequentemente pelo governo do país islâmico por considerá-los uma violação de sua soberania.

Segundo a organização New América Foundation, os ataques com drones causaram desde 2004 entre 2.000 e 3.500 mortos no Paquistão, sendo 10% das vítimas civis. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.