Bombardeio no nordeste da Colômbia já matou 14 guerrilheiros das Farc

  • Por Agencia EFE
  • 20/01/2014 17h26

Bogotá, 20 jan (EFE).- Um bombardeio sobre acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) matou 14 guerrilheiros, atualizou nesta segunda-feira as forças armadas colombianas.

Segundo o comandante das Forças Militares, o general Leonardo Barreira, em entrevista coletiva realizada em Tame (no estado de Arauca), com o avanço nos trabalhos de recuperação de corpos foram encontrados 14 guerrilheiros.

Além disso, um deles ficou ferido e outro se entregou às forças militares.

As autoridades militares também indicaram que um helicóptero militar recebeu disparos da guerrilha, mas não conseguiram derrubar a aeronave.

Os guerrilheiros pertenciam à coluna móvel Alfonso Castelhanos das Farc e segundo Barreira foram surpreendidos pelas autoridades quando preparavam em uma zona rural de Tame “um ataque indiscriminado com armas de artilharia artesanal sobre a população de Puerto Rondón”.

Tropas da Força Aérea, da Força de Tarefa Quirón da Oitava Divisão e da Aviação do Exército participaram deste bombardeio contra o acampamento guerrilheiro.

O objetivo era o líder da coluna móvel Alfonso Castelhanos, conhecido “Franklin”, cujo paradeiro está sendo investigado. Suspeita-se que tenha sido ferido ou ter fugido para a Venezuela.

As autoridades colombianas atribuem a “Franklin” e a sua unidade guerrilheira atentados “contra a população civil, a infraestrutura econômica de Arauca e a polícia”, entre eles a emboscada que em agosto causou a morte de 14 soldados.

Arauca é uma das regiões onde a presença das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) é maior.

Os responsáveis militares da operação estão reunidos em Tame para apresentar os resultados e esperam que os corpos sejam transferidos para o batalhão Rafael Navas Pardo para depois serem colocados à disposição da perícia.

De acordo com o Comando Geral, nos primeiros 20 dias de 2014 morreram em ação 13 guerrilheiros das Farc e do ELN e outros três foram detidos, enquanto em todo o país morreram 18 e 40 foram capturados.

Este é o primeiro grande revés sofrido pelas Farc depois que encerrar na quarta-feira a trégua unilateral de um mês decretada por causas dos festejos de fim de ano.

As Farc e o governo negociam desde novembro de 2012 em Havana um acordo de paz para acabar com meio século de guerra, diálogo que acontece sem um cessar-fogo bilateral e em meio a constantes enfrentamentos armados, atentados e bombardeios. EFE

agp/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.