Bombardeios da coalizão no norte do Iraque deixam 34 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 22/01/2015 13h11
  • BlueSky

Mossul (Iraque), 22 jan (EFE).- Pelo menos 34 combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreram e 40 ficaram feridos em bombardeios efetuados nesta quinta-feira pela coalizão internacional contra duas de suas posições na província de Ninawa, no norte do Iraque.

O chefe da comissão de segurança em na província, Mohammed al Bayati, disse à Agência Efe que o primeiro ataque foi lançado contra a sede de “Diwan al Hisba” (polícia islâmica) em Al Rashediya, ao norte de Mossul, capital de Ninawa.

A segunda ofensiva teve como alvo um edifício utilizado pelo EI para fabricar artefatos e preparar carros-bomba em Al Alu, na periferia de Tal Afar, a 60 quilômetros ao oeste de Mossul.

Fontes médicas, que pediram o anonimato, informaram à Efe que o centro da medicina legista em Mossul recebeu dezenas de mortos e feridos, e que há uma escassez de remédios.

Ninawa é cenário de frequentes bombardeios da coalizão internacional, que há dois dias causaram a morte de 18 combatentes do EI.

O Iraque vive desde junho do ano passado uma sangrenta luta contra o EI, que proclamou um califado em zonas do país e da Síria sob seu controle.

A coalizão, liderada pelos Estados Unidos e integrada por vários países árabes, bombardeia desde setembro posições dos extremistas nesses dois países.

Segundo os dados do governo iraquiano, mais de 15 mil pessoas morreram e 22 mil ficaram feridas por causa dos ataques terroristas e outros atos de violência no país durante 2014. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.