Bombardeios da coalizão no norte do Iraque matam 50 jihadistas

  • Por Agencia EFE
  • 26/08/2015 13h20

Mossul/Bagdá, 26 ago (EFE).- Pelo menos 50 jihadistas morreram nas últimas 24 horas em ataques da coalizão internacional contra posições do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na periferia da cidade iraquiana de Mossul.

O comandante de uma milícia local, que preferiu não ter o nome revelado, disse à Agência Efe que caças da coalizão bombardearam as posições jihadistas perto da cidade de Al Qayara, a 50 quilômetros ao sul de Mossul.

A fonte explicou que os intensos combates entre milicianos sunitas e jihadistas em Al Qayara começaram depois que os primeiros lançassem uma grande ofensiva contra os terroristas. Os enfrentamentos duraram mais de quatro horas e depois aviões atacaram os combatentes do EI.

A coalizão lançou os bombardeios após fotografar com drones as posições dos extremistas. Segundo a fonte, os milicianos xiitas não permitiram ao EI recuperar os corpos de seus combatentes mortos nos ataques. Agora, eles estão sendo retirados com escavadeiras de debaixo dos escombros.

Por outro lado, durante uma operação militar lançada nesta madrugada, as forças curdas recuperaram o controle de pelo menos cinco povoados que estavam nas mãos do EI, todas localizadas ao sudoeste da cidade petroleira de Kirkuk, ao norte do Iraque, disseram à Efe membros das forças “peshmergas”.

Pelo menos 18 militares curdos ficaram feridos durante essa operação, como consequência de ataques de morteiro lançados pelo EI nas zonas que pretendiam recuperar.

O EI conquistou Mossul em junho de 2014 e declarou califado nas regiões sob seu domínio no Iraque e na Síria, onde controla amplas zonas e várias cidades. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.