Bombardeios do Exército israelense deixam civil morto e 40 feridos em Gaza

  • Por Agencia EFE
  • 08/07/2014 09h55

(Corrige título).

Gaza, 8 jul (EFE).- Pelo menos um civil morreu e outros 40 ficaram feridos nesta terça-feira em intensos bombardeios do Exército israelense em Gaza, informou o ministério de Saúde local em comunicado.

Fontes de Segurança indicaram que, desde ontem à noite, Israel realizou 120 ataques com aviões de combate e destruiu quatro casas, duas delas no sul de Gaza e outras duas no leste, todas de supostos membros da ala militar do movimento islamita Hamas.

Na noite de ontem, Israel e Hamas estiveram à beira de um conflito de grande envergadura depois que o braço armado da organização, as “Brigadas Ezedin al Qasem”, anunciasse o lançamento de uma série de mísseis contra Israel, ato que o governo israelense poderia responder com a intensificação da ofensiva contra o movimento islamita em Gaza.

Desde a noite de ontem, segundo o Exército israelense, 86 foguetes foram lançados a partir de Gaza, dos quais 16 caíram nas últimas horas. Outros teriam sido interceptados pelo escudo antimísseis “Cúpula de Ferro” junto às cidades portuárias de Ashdod e Ashkelon.

A ala militar da Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP) e o braço militar dos Comitês Populares de Resistência, ligados ao Hamas, assumiram nesta manhã o lançamento de cinco foguetes contra as localidades israelenses de Ashkelon e Sderot.

Nesta manhã, o primeiro-ministro israelense, Benajamin Netanyahu, avisou ao Exército se preparar para uma longa e dura campanha militar em Gaza, que, inclusive, poderia incluir uma operação terrestre.

Por outro lado, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pediu ao governo israelense deter suas operações imediatamente. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.