Bombardeios do exército paquistanês deixam pelo menos 33 insurgentes mortos

  • Por Agencia EFE
  • 04/12/2014 12h29

Nova Délhi, 4 dez (EFE).- Pelo menos 33 supostos insurgentes morreram em ataques aéreos no norte do Paquistão nos dois últimos dias como parte da operação militar Zarb-e Azb (Afiado e Cortante), lançada pelas Forças Armadas paquistaneses em junho contra os talibãs, informaram nesta quinta-feira fontes militares.

Uma fonte do serviço de comunicação do exército (ISPR) confirmou à Agência Efe a morte nesta quinta-feira de 18 supostos insurgentes em Datta Khel, em Waziristão, no norte do país, e de outros 15 ontem na mesma região, incluindo dois supostos chefes talibãs.

Segundo a fonte, desde que as operações militares começaram, em junho, mais de 1.100 insurgentes e 100 militares morreram nesta zona, considerado principal reduto do fundamentalismo armado no país.

Apenas em novembro morreram 55 supostos talibãs e três soldados, de acordo com a fonte.

Mais de um milhão de pessoas tiveram que abandonar suas casas na região, segundo um estudo do Instituto Jinnah, um dos principais centros de análise do país asiático.

Os deslocados foram abrigados em acampamentos instalados com ajuda do exército paquistanês, do governo e das Nações Unidas.

As zonas tribais do país asiático concentram um grande número de insurgentes devido ao difícil acesso, por isso costumam ser também alvo de operações militares contra os talibãs. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.