Bombardeios matam 23 jihadistas no norte do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 03/02/2015 10h51
  • BlueSky

Mossul (Iraque), 3 fev (EFE).- Pelo menos 23 jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) morreram nesta terça-feira e outros 15 ficaram feridos em bombardeios realizados por aviões da coalizão internacional na província de Ninawa, no norte do Iraque.

O chefe da comissão de segurança da província, Mohammed al Bayati, disse à Agência Efe que a ofensiva tinha como alvo posições do EI no povoado de Tel al Shair, perto da região de Al Qayara, 50 quilômetros ao sul de Mossul.

A fonte detalhou que a maioria dos feridos se encontram em estado grave e que o bombardeio destruiu três veículos do grupo e diferentes tipos de armas pesadas usadas pelos combatentes.

A região de Al Qayara foi, há duas semanas, palco de violentos combates entre as forças curdas peshmergas e os jihadistas do EI. O conflito tirou a vida de dezenas de integrantes de ambos os lados.

Outros 17 jihadistas, sendo nove de nacionalidades estrangeiras, morreram na segunda-feira em bombardeios feitos pela aviação internacional contra localidades ocupadas pelo EI na região de Hamam al Alil, 25 quilômetros ao sul de Mossul.

Aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos retomaram as ofensivas contra o grupo jihadista na cidade de Mossul após uma suspensão de três dias, forçada pelo mau tempo.

O Iraque vive desde junho de 2014 uma sangrenta luta contra o EI, que proclamou um califado em regiões do país e da Síria sob seu controle. A coalizão internacional bombardeia desde setembro posições ocupadas pelos extremistas nos dois países.

Segundo dados do governo iraquiano, mais de 15 mil pessoas morreram e 22 mil ficaram feridas por causa dos ataques terroristas e outros atos de violência no Iraque durante 2014. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.