Bombardeios matam mais de 30 civis no leste da Ucrânia, segundo rebeldes

  • Por Agencia EFE
  • 19/01/2015 15h48

Moscou, 19 jan (EFE).- Mais de 30 de civis morreram em bombardeios das forças governamentais na região oriental ucraniana de Donetsk no domingo, denunciaram nesta segunda-feira os separatistas pró-Rússia à imprensa russa.

“Na tarde de domingo, Kiev, pela primeira vez desde o verão passado, usou a aviação para lançar bombas de grande potência contra bairros residenciais de Gorlovka”, afirmou o comandante adjunto do Estado-Maior das milícias separatistas de Donetsk, Eduard Basurin.

Segundo a agência oficial russa “RIA Novosti”, Basurin afirmou que “como resultado do ataque morreram 30 civis, entre eles, crianças”. Basurin explicou que as bombas foram lançadas por aviões Su-24 de uma altura de 5.000 metros.

“Ou seja, não miravam, somente lançavam bombas sobre a cidade”, informou.

Basurin também informou que outros quatro civis morreram nesta segunda-feira e 20 ficaram feridos em trocas de tiros entre as partes no leste da Ucrânia.

“Como resultado dos ataques houve quatro vítimas: três em Donetsk e uma em Novoazovsk”, acrescentou.

O comandante também denunciou fortes danos nas infraestruturas nos bairros residenciais de Donetsk, povoada antes do início do conflito, em abril, por quase um milhão de habitantes.

Segundo os separatistas, vários colégios ficaram danificados pelos projéteis em Donetsk, assim como uma creche na cidade de Yasinovitaya, perto da capital da região. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.