Bombardeios no leste da Ucrânia deixam sete civis mortos

  • Por Agencia EFE
  • 19/11/2014 14h00

Moscou, 19 nov (EFE).- Pelo menos sete civis, entre eles duas crianças, morreram nas últimas 24 horas em Lugansk, no leste da Ucrânia, por bombardeios de forças do governo, denunciaram nesta quarta-feira os separatistas pró-Rússia.

Em Pervomaisk, cidade ponte entre as fortificações rebeldes de Lugansk e Donetsk, cinco pessoas, incluídas as duas crianças, morreram quando um projétil atingiu a entrada do edifício residencial onde viviam.

Outros dois civis morreram na cidade sob controle rebelde de Kirovsk, onde um gasoduto também ficou danificado, informaram agências russas.

Horas antes, as autoridades de Lugansk leais a Kiev informaram a morte de três civis em um ataque rebelde com plataformas de lançamento de mísseis Grad contra a cidade de Toshkivka.

“Vários projéteis alcançaram um edifício residencial na rua Donetskaya. Alguns apartamentos ficaram destruídos. Três pessoas morreram no ato e outras quatro ficaram feridas gravemente, entre elas duas crianças, de cinco anos e de seis meses”, assinalaram.

O comando militar ucraniano informou que pelo menos dois soldados morreram e outros 13 ficaram feridos em ataques protagonizados pelas milícias pró-russas nas últimas 24 horas.

Embora o cessar-fogo declarado em 5 de setembro nunca tenha sido totalmente respeitado, os enfrentamentos eram esporádicos até as eleições separatistas realizadas em 2 de novembro, quando os combates e os bombardeios foram reatados.

Agora a Ucrânia reconhece abertamente que está se preparando para repelir uma ofensiva rebelde durante o inverno e está reagrupando suas forças, fortificando suas posições e mobilizando os reservistas.

Os líderes insurgentes continuam a tentar reconquistar as fortificações perdidas para as forças do governo, como é o caso da cidade de Mariupol (no mar de Azov), sede do governo provisório de Donetsk leal a Kiev.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.