Boneco de Lula inflável gigante, o “Pixuleco”, é erguido na Avenida Paulista

  • Por Jovem Pan
  • 30/08/2015 11h45
Victor LaRegina / Jovem Pan Boneco "Pixuleco"

Protegido por cinco seguranças particulares e grades de ferro, foi erguido na manhã deste domingo (30) na Avenida Paulista, em São Paulo, o polêmico boneco “Pixuleco”, que representa a figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em roupa de presidiário.

O objeto inflável tem 12 metros de altura. Na camisa do boneco há o número 13-171, referentes aos números do PT e do artigo que tipifica o crime de estelionato no Código Penal. Aos pés do “Lula gigante”, há uma representação inflável de bola de peso e corrente com o nome da Operação Lava Jato.

A manifestação, organizada pelos grupos Brasil Melhor, Movimento Brasil e SOS Brasil, reúne cerca de 200 pessoas em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal, na esquina da Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo. O prédio no número1842 da Paulista abriga também Tribunal Regional Federal e o Tribunal de Contas da União em São Paulo. O TCU julga em Brasília contas do governo Dilma do ano passado.

O grupo não pretende bloquear a via para os carros, mas a curiosidade de quem passa pelo local dificulta o tráfego no sentido Consolação. A faixa da direita da Avenida Paulista no local, que durante a semana é exclusiva aos ônibus, foi ocupada por pedestres que tentavam uma melhor visão do “Pixuleco”. Ciclistas também estacionaram na ciclovia do canteiro central para registrar o ato.

“Carcereiros”

Os organizadores do ato contrataram cinco seguranças particulares que ficarão em volta do boneco de Lula. Também foram colocadas grades de ferro para impedir que pessoas contrárias à manifestação tentem algum tipo de ataque. A Polícia Militar também esteve presente.

Na última sexta-feira (28), outra versão do boneco foi rasgada enquanto ele era erguido na altura do Viaduto do Chá, próximo à Prefeitura de São Paulo, no centro da capital. Uma mulher contrária ao protesto furou o Pixuleco com uma facada e foi presa no local.

Lula lá, Lula cá

Os movimentos contrários ao governo pretendem exibir o boneco gigante de Lula em outras cidades do País. De acordo com representantes dos grupos, Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE) devem ser as próximas cidades a receberem o “Lulão”.

A primeira aparição do Pixuleco ocorreu durante as manifestações contra o governo do último dia 16, em Brasília. Houve grande repercussão e internautas usaram a imagem para criar “memes”, montagens que circularam nas redes sociais.

Na sexta, mesmo dia em que o boneco foi rasgado, ele já havia sido exibido na ponte estaiada da Marginal Pinheiros, em São Paulo, chegando a causar trânsito.

Apesar das críticas, Lula não é investigado por suposto envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

Com informações do repórter Jovem Pan Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.