Braço armado do Hamas diz ter em seu poder drone israelense caído em Gaza
Gaza, 13 ago (EFE).- O braço armado do Hamas, as Brigadas de Ezedin al-Qassam, asseguram nesta quinta-feira ter em seu poder um drone de reconhecimento israelense caído na Faixa de Gaza no último dia 22 de julho.
Em um comunicado em seu site, o grupo islamita acrescenta que um comando especial das Brigadas capturaram o aparelho não-tripulado do tipo Skylark 1, e que, “após ser confiscado, o drone foi tecnicamente revistado para garantir que não continha explosivos”.
O braço armado do Hamas detalha no comunicado que seus técnicos desmantelaram o aparelho para conhecer seu funcionamento e posteriormente o reconstruíram, “e agora é empregado pelas Brigadas al-Qassam em diferentes missões de segurança”.
A facção armada, que liderou o enfrentamento contra Israel na última ofensiva militar na Faixa de Gaza em 2014, afirmou que a captura e reconstrução do avião não-tripulado é “uma conquista das mentes criativas dos jovens de Gaza” e um “presente das Brigadas ao povo palestino”.
Além disso, o grupo mostra em seu site um vídeo no qual aparece o drone israelense no momento de sua captura. O aparelho mede 3,10 metros de comprimento por 1,55 de largura e pode sobrevoar até 40 quilômetros, asseguraram.
Por sua vez, uma porta-voz do exército israelense evitou fazer comentários sobre a captura do drone.
Durante o conflito bélico do ano passado, milicianos do Hamas enviaram aparatos não tripulados desenvolvidos por engenheiros na Faixa que, segundo asseguraram, fizeram fotografias das cidades israelenses litorâneas de Ashkelon, a cerca de 20 quilômetros de Gaza, e Ashdod, 37 quilômetros ao norte deste enclave palestino.
O grupo islamista garantiu recentemente ter três tipos diferentes de aparelhos não tripulados desenvolvidos para lançar ataques contra Israel. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.