Brasil aumentará em 18,6 milhões de toneladas sua colheita de cana-de-açúcar
São Paulo, 21 mai (EFE).- O Brasil espera que sua colheita de cana-de-açúcar 2015-2016 seja de 590 milhões de toneladas, 18,6 milhões a mais do que na temporada anterior, segundo as previsões da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
Esta expectativa de crescimento se deve ao aumento da produtividade agrícola, por causa da melhoria nas condições meteorológicas, explicou o diretor técnico do organismo, Antonio de Padua Rodrigues, em comunicado.
“A retração na renovação dos canaviais no último ano e o consequente envelhecimento da lavoura devem ser mascarados pelo regime hídrico mais adequado ao crescimento da planta observado no início de 2015”, disse ele no texto.
De acordo com a Unica, a área de cana de primeiro corte representará 14,5% da área total disponível para colheitas, contra os 17,6% da safra 2014/2015. Além disso, dez unidades produtoras serão fechadas, o que significa uma diminuição da capacidade de moenda em 12,5 milhões de toneladas.
Desde 2008 e afetadas pela política de desvalorização dos combustíveis promovida pelo governo nos últimos anos, 80 empresas do setor fecharam na região centro-sul do país e 67 estão em recuperação judicial.
“A perda gradual de capacidade de esmagamento pode dificultar a moagem de toda a cana-de-açúcar disponível para a colheita na safra 2015/2016 caso o clima seja mais chuvoso do que o padrão histórico observado para o período”, disse Rodrigues. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.