Brasil cogita ajudar montadoras a exportarem para Argentina

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2014 15h18
  • BlueSky

São Paulo, 28 abr (EFE).- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira que seu governo está estudando mecanismos para ajudar as montadoras a aumentarem as exportações para a Argentina.

“Estamos negociando com a Argentina a liberação de obstáculos para a exportação de automóveis e tornar viável o financiamento, que será privado, com algumas condições”, disse Mantega a jornalistas em São Paulo.

Sobre a possibilidade de conceder estímulos ao setor, Mantega assinalou que o governo “sempre” tomou medidas para ajudar os setores que mais contribuem com o Produto Interno Bruto (PIB) e na geração de emprego.

“Nós nunca deixamos que um setor aumente o desemprego. Nós sempre tomamos medidas”, comentou o chefe econômico do governo Dilma, mas sem dar mais detalhes.

No primeiro trimestre de 2014 os fabricantes brasileiros perderam 32% das exportações previstas à Argentina, por causa de obstáculos à importação impostos pelo vizinho, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Com o objetivo / alvo de negociar o fim das restrições ao comércio, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, viajou na semana passada para Buenos Aires onde se reuniu com sua colega argentina, Débora Giorgi, e com o ministro da Economia argentino, Axel Kicillof.

Giorgi e Kicillof viajarão nos próximos dias ao Brasil para avançar na renovação do acordo automotivo entre os países, que vence no próximo dia 30 de junho. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.