Brasil cogita ajudar montadoras a exportarem para Argentina
São Paulo, 28 abr (EFE).- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira que seu governo está estudando mecanismos para ajudar as montadoras a aumentarem as exportações para a Argentina.
“Estamos negociando com a Argentina a liberação de obstáculos para a exportação de automóveis e tornar viável o financiamento, que será privado, com algumas condições”, disse Mantega a jornalistas em São Paulo.
Sobre a possibilidade de conceder estímulos ao setor, Mantega assinalou que o governo “sempre” tomou medidas para ajudar os setores que mais contribuem com o Produto Interno Bruto (PIB) e na geração de emprego.
“Nós nunca deixamos que um setor aumente o desemprego. Nós sempre tomamos medidas”, comentou o chefe econômico do governo Dilma, mas sem dar mais detalhes.
No primeiro trimestre de 2014 os fabricantes brasileiros perderam 32% das exportações previstas à Argentina, por causa de obstáculos à importação impostos pelo vizinho, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Com o objetivo / alvo de negociar o fim das restrições ao comércio, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, viajou na semana passada para Buenos Aires onde se reuniu com sua colega argentina, Débora Giorgi, e com o ministro da Economia argentino, Axel Kicillof.
Giorgi e Kicillof viajarão nos próximos dias ao Brasil para avançar na renovação do acordo automotivo entre os países, que vence no próximo dia 30 de junho. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.