Brasil consegue vitória histórica com fim do embargo à carne brasileira na China
A diplomacia nacional teve vitória histórica ao conseguir o fim do embargo imposto pela China à carne bovina brasileira. O país asiático é o maior parceiro comercial e já é forte comprador de matérias primas como soja, minério de ferro e petróleo.
A decisão, um dia depois da reunião dos Brics, foi anunciada em Brasília durante encontro dos presidente Dilma Rousseff e Xi Jinping. A presidente da República congratulou-se com o colega chinês pela decisão favorável aos frigoríficos brasileiros.
O conselheiro da Sociedade Rural Brasileira prevê salto maior ainda nas exportações de carne que cresceram 20% no ano passado. Cesário Ramalho lembrou que a carne brasileira entrava no mercado chinês até agora pelo porto de Hong Kong.
*Ouça os detalhes no áudio
O presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos prevê um crescimento incalculável, ainda, da pecuária de corte nacional. Em entrevista a Thiago Uberreich, Péricles Salazar sonhou com a conquista de pelo menos 1% do mercado de R$ 1,3 bilhão de chineses.
O presidente da Abrafrigo, Péricles Salazar, esperou que o governo brasileiro ajude o produtor com a ampliação do mercado para a China. A promessa de abrir o mercado do país asiático para a carne bovina nacional é antiga e vinha sendo negociada desde 2004.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.