Brasil critica ofensiva terrestre de Israel em Gaza

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2014 20h41
  • BlueSky

Brasília, 17 jul (EFE).- O governo brasileiro criticou a ofensiva terrestre realizada por Israel na Faixa de Gaza por considerá-la um “grave retrocesso nos esforços de paz” e pediu às “forças israelenses a respeitarem estritamente suas obrigações ante o Direito Internacional Humanitário”.

“O governo brasileiro condena veementemente os bombardeios israelenses a Gaza, com uso desproporcional da força, que resultaram em mais de 230 palestinos mortos, muitos deles civis desarmados e crianças. Condena, igualmente, o lançamento de foguetes e morteiros de Gaza contra Israel.”, diz um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

O Itamaraty expressou, além disso, a “profunda” preocupação do Brasil com a escalada de violência entre Israel e Palestina e considerou “necessário” que o governo israelense “ponha fim em breve ao bloqueio a Gaza”.

“O governo brasileiro conclama ambas as partes a estabelecerem um cessar-fogo duradouro e aderirem imediatamente aos esforços empreendidos pelo Governo do Egito e pelas Nações Unidas nesse sentido”, prossegue a nota.

De acordo com o Itamaraty, “a solução de dois Estados, Israel e Palestina, requer que as partes respeitem suas obrigações nos termos do direito internacional e retomem sem demora as negociações de paz para encerrar o conflito”.

O governo informou que acionou suas bases na região para a retirada dos cidadãos brasileiros residentes na Faixa de Gaza e de seus familiares. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.