Brasil doará 9.000 toneladas métricas de alimentos à Guatemala

  • Por Agencia EFE
  • 15/06/2015 21h45

Cidade da Guatemala, 15 jun (EFE).- O Brasil doará 9.000 toneladas métricas de alimentos para guatemaltecos que serão afetados por uma seca que as autoridades preveem para os próximos meses.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Alimentação da Guatemala, Sebastián Marcucci, confirmou nesta segunda-feira em entrevista coletiva a doação do Brasil e especificou que o primeiro envio de 4.000 toneladas métricas de alimentos saiu no dia 8 de junho.

Marcucci disse que a ajuda humanitária do Brasil “consiste em arroz e feijão para as pessoas que sejam afetadas pela falta de chuvas” no território guatemalteco.

A doação “faz parte de uma solicitação que fizemos no começo do ano ao governo do Brasil junto ao Programa Mundial de Alimentos (PMA)”, detalhou Marcucci.

As autoridades previram chuvas “esparsas” na Guatemala durante as próximas três e quatro semanas, um fenômeno que afetará principalmente as colheitas de feijão e milho nos departamentos de Jalapa (leste), Jutiapa (sudeste) e Santa Rosa (sul), de acordo com a estatal Agência Guatemalteca de Notícias (AGN).

Durante 2014, 16 dos 22 departamentos do país centro-americano se viram assolados por uma prolongada seca que deixou pelo menos 200.000 famílias afetadas.

O calor causou perdas de US$ 57,8 milhões nos cultivos agrícolas, segundo cálculos oficiais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.