Brasil é apenas 38º no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
O Brasil está em 38º lugar entre 44 países analisados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
O exame concentra leitura, ciências e matemáticas e, pela primeira vez, mediu a capacidade de resolução de problemas mais elaborados de lógica e raciocínio. A consultora em educação da Jovem Pan, Andrea Ramal, afirmou a Thiago Uberreich que os maus resultados não surpreendem.
*Ouça os detalhes no áudio
A consultora Andrea Ramal lembra que o desempenho na sala de aula tem relação com a condição econômica. O professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Paulo Silvino, avaliou que, apesar do resultado negativo, existe expectativa de melhora.
Silvino lembrou ainda que professores de áreas como física, química e matemática abandonaram a sala de aula para atuar em outros mercados. Os países que lideram o ranking da OCDE são Cingapura, Coreia do Sul e Japão enquanto Uruguai, Bulgária e Colômbia estão nas últimas posições.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.