Brasil e Argentina avaliam relações comerciais e acordo entre Mercosul e UE
Buenos Aires, 14 mar (EFE).- Ministros brasileiros e argentinos se reuniram nesta sexta-feira em Buenos Aires para reativar as relações comerciais entre os dois países e avançar na negociação de um acordo de livre-comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.
A delegação brasileira foi liderada pelo ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauro Borges, e pelo assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.
Na reunião bilateral, realizada a portas fechadas no Palácio de Fazenda, participaram os ministros argentinos de Economia, Axel Kicillof, e de Indústria, Débora Giorgi, além do chefe de Gabinete do Executivo de Cristina Kirchner, Jorge Capitanich.
As duas comitivas avaliaram a situação do comércio bilateral, fortemente condicionado pelas restrições impostas pela Argentina a alguns produtos.
O Brasil ocupa o primeiro lugar na balança comercial exterior argentina, tanto para importações como para exportações.
Já o principal parceiro comercial do Brasil é a UE, enquanto que a Argentina ficou relegada nos últimos anos a um quarto lugar atrás também de Estados Unidos e China.
A UE e o Mercosul negociam desde 2000 um acordo de associação, no qual se inclui um pacto de livre-comércio, mas o diálogo estava estagnado até 2010 e, desde que foi retomado avançou de maneira lenta.
O Mercosul deve entregar este mês uma proposta de acordo, cujo principal empecilho foi a Argentina. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.