Brasil é eleito para acolher Congresso Internacional de Matemáticos em 2018
Rio de Janeiro, 13 ago (EFE).- O diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura (IMPA) do Brasil, César Camacho, manifestou nesta quarta-feira sua satisfação pela escolha do Rio de Janeiro como sede do Congresso Internacional de Matemáticos de 2018, que considerou um “reconhecimento internacional à pesquisa no país”.
A escolha da cidade como sede do evento de matemático mais importante do mundo entre 7 e 15 de agosto de 2018 foi anunciada nesta quarta-feira durante a XXVII edição do Congresso Internacional de Matemáticos, que é realizada nesta semana em Seul (Coreia do Sul).
Camacho afirmou que a realização do evento na cidade carioca servirá para “estimular” o estudo desta especialidade por parte dos jovens brasileiros.
O diretor acrescentou que uma amostra dos sucessos do país neste campo é o pesquisador brasileiro Artur Ávila, que se tornou na terça-feira o primeiro latino-americano a ser agraciado com a Medalha Fields, máximo reconhecimento que é outorgado aos pesquisadores no campo da matemática.
O prêmio, concedido pela União Internacional de Matemáticos (IMU), surge como reconhecimento ao trabalho de Ávila, de 35 anos de idade, no campo da teoria do caos, uma ramo da matemática e da física que tenta descrever e prever como se desenvolvem os sistemas dinâmicos com o tempo.
O evento no Rio de Janeiro em 2018 será celebrado pela primeira vez na América do Sul e está previsto a participação de cerca de cinco mil pesquisadores de diversos países para apresentar as principais novidades no campo das matemática.
A primeira edição deste evento foi realizada em 1987 em Zurique (Suíça). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.