Brasil e França querem duplicar intercâmbios comerciais em 10 anos

  • Por Agencia EFE
  • 20/05/2014 15h55

Paris, 20 mai (EFE).- Brasil e França querem duplicar seus intercâmbios comerciais nos próximos dez anos, segundo afirmaram nesta terça-feira o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, e o ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius.

Em um discurso conjunto após o encerramento do fórum empresarial organizado pelas patronais de ambos países, Fabius destacou que na última década os intercâmbios comerciais entre França e Brasil já se duplicaram.

“Temos uma agenda positiva, cheia de desafios, não de problemas”, disse Borges, para quem o Brasil está em uma “posição adequada” para investir na Europa em “uma nova fase que representa um desafio para todos os empresários”.

Fabius disse que querem que as relações entre ambos Estados sejam “mais fluentes” e que aos setores nos quais os empresários franceses são fortes no Brasil, como o transporte, a cosmética e a indústria farmacêutica, se somem outros novos como “a energia limpa e o urbanismo”.

O ministro francês destacou que as empresas de ambos países podem aliar-se para trabalhar em projetos comuns tanto na América Latina como na África, onde muitos países falam francês ou português.

Outro dos objetivos é melhorar a cooperação no âmbito educativo e agilizar o reconhecimento dos diplomas universitários.

“A França é um país estratégico para o Brasil, é importante que se estreitem os laços entre ambos”, concluiu Borges.

O Brasil é o primeiro mercado da América Latina para a França e os intercâmbios comerciais entre os países em 2012 (o último ano com dados disponíveis) alcançaram 8,8 bilhões de euros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.