Brasil e Peru aumentam luta contra narcotráfico na fronteira comum

  • Por Agencia EFE
  • 04/04/2014 19h25

Lima, 4 abr (EFE).- Os governos de Brasil e Peru estão desenvolvendo ações para melhorar o controle do tráfico de drogas em sua extensa fronteira binacional, informou nesta sexta-feira a presidente executiva da peruana Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Vida sem Drogas (Devida), Carmen Masías.

Em um discurso perante o grupo de Segurança e Desenvolvimento Fronteiriço do Congresso peruano, a chefe do organismo estatal de luta contra as drogas detalhou que aumentaram as operações coordenadas dos países para patrulhas fluviais no Rio Yavarí.

Masías lembrou que a fronteira binacional está localizada em plena Amazônia e supera os 2.822 quilômetros.

A funcionária acrescentou que as ações buscam combater o desvio de insumos químicos sujeitos a vigilância, venda ilegal de combustível e outros delitos ligados ao tráfico.

Também foi reforçado o canal de troca de informação de inteligência entre a Polícia Federal do Brasil, a Direção Antidrogas da Polícia Nacional do Peru e a Direção de Capitanias e Guarda Costeira na área de fronteira.

Masías também anunciou que será aumentada a presença do Estado em todas as fronteiras do país para enfrentar o narcotráfico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.