Brasil está longe de universalizar internet nas escolas públicas

  • Por Jovem Pan
  • 22/07/2014 10h01

A presença maior de computadores nas escolas do Sul e Sudeste é reflexo da desigualdade de aprendizado existente no país, dizem especialistas. Uma pesquisa da ONG Todos pela Educação apontou que somente metade das escolas públicas no Brasil possui infraestrutura para acesso à informática.

O Brasil está longe de universalizar a internet e triplicar a oferta de máquinas por aluno na rede pública, conforme manda o Plano Nacional de Educação. A gerente de projetos da ONG, Andrea Bergamaschi, apontou que o uso da tecnologia está aumentando a disparidade entre as regiões do país.

*Ouça os detalhes no áudio

O professor da Faculdade de Educação da USP lembrou que não bastam computadores nas escolas para a melhoria do aprendizado. Ocimar Alavarse disse ao repórter Anderson Costa que a pesquisa comprova a necessidade de mais recursos para a educação no Brasil.

Na região norte do país, mais de 80% das escolas não possuem acesso à internet banda larga e 23 por cento não tem energia elétrica. A região sul é a que possui a melhor relação entre estudantes e computadores: são 21 alunos por máquina existente.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.