Brasil isenta empresários, artistas e atletas estrangeiros de visto
Rio de Janeiro, 7 mai (EFE).- Os estrangeiros que visitarem Brasil para realizar negócios ou profissionalmente, no caso de artistas ou atletas, estarão isentos de solicitar visto a partir esta quarta-feira.
A medida, sancionada pela presidente, Dilma Rousseff, e publicada hoje no Diário Oficial, reforma o Estatuto do Estrangeiro, procura incentivar o turismo, facilitar os negócios e flexibilizar a entrada de estrangeiros no Brasil, explicou o ministro do Turismo, Vinícius Lages.
O visto de turista ou temporário, que era solicitado até agora na imigração para estes visitantes, será exigida apenas para empresários, artistas e desportistas oriundos de países que não ofereçam o mesmo tratamento aos brasileiros.
A norma também permite que o estrangeiro que realmente precisar do visto possa fazê-lo através da internet e sem a necessidade de comparecer aos consulados do Brasil no exterior, o que reduzirá custos e prazos.
O Itamaraty oferecerá na internet uma plataforma em tempo real para a emissão e entrega de formulários, comprovantes e documentos exigidos para o visto.
Como medida de segurança, os documentos originais exigidos poderão ser solicitados pelos agentes de imigração nos portos de desembarque no país.
A medida beneficia inicialmente os 600 mil turistas estrangeiros esperados para a Copa do Mundo, que começa dia 12 de junho, disse Lages.
“O objetivo é aumentar a competitividade do Brasil como destino turístico, já que visitar o país será tão fácil como ir a um país vizinho”, acrescentou o ministro.
Segundo um estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) facilitar a emissão de visto pode provocar um aumento que varia de 5% a 25% nas visitas de estrangeiros. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.