Brasil melhora previsões para colheita de grãos deste ano

  • Por Agencia EFE
  • 10/04/2015 10h12

Rio de Janeiro, 10 abr (EFE).- O Governo melhorou nesta sexta-feira levemente suas previsões para a colheita de grãos deste ano e, segundo os novos cálculos, os agricultores colherão o número recorde de 199,7 milhões de toneladas, 3,6% mais que em 2014.

Este cálculo é 0,1% superior ao anunciado em fevereiro passado, quando foi indicado que a expansão da colheita seria de 3,5%, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A soja, o milho e o arroz, nessa ordem os principais produtos do Brasil, representarão juntos 91,6% da produção de grãos do país e 85,5% da área colhida.

A soja aumentará sua produção em 9,7% e reforçará sua posição como maior produto agrícola do Brasil, com o que chegará a monopolizar 47,5% da colheita.

A produção de milho cairá em relação ao ano passado e o grão terá uma cota menor no mercado em 2,9 pontos percentuais e ficará em 38% da colheita em todo Brasil.

A queda da colheita de milho se deve principalmente à redução dos preços deste cultivo, o que levou os agricultores a reduzir a área de plantio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.