Brasil negociará com a Argentina para desbloquear exportações de automóveis
Brasília, 17 abr (EFE).- O governo brasileiro negociará com a Argentina a partir da próxima semana para desbloquear as exportações de automóveis para o país, informou nesta quinta-feira o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, após uma reunião como a governante Dilma Rousseff.
Segundo declarações aos jornalistas do presidente da Anfavea, Dilma encarregou o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, a organizar reuniões formais para tratar o tema com a Argentina.
Durante a reunião com Dilma, os representantes da Anfavea denunciaram que no primeiro trimestre de 2014 os fabricantes perderam 32% das exportações previstas para Argentina, o que supôs “um prejuízo muito grande”.
Esta queda se deve à medida tomada pela Argentina no final de 2013 para estabelecer restrições das importações de alguns produtos brasileiros.
Moan lembrou que no mês passado, Brasil e Argentina assinaram um memorando de entendimento para buscar ferramentas que gerem financiamento para o comércio bilateral.
Esse acordo foi rubricado na cidade brasileira de Costa do Sauípe pelo ministro da Economia argentino, Axel Kicillof, e o titular de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Mauro Borges, no marco da Assembleia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Esse acordo, segundo o presidente da Anfavea, “necessita ajustar a linha de financiamento da exportação brasileira rumo à Argentina” para conseguir que seja “funcional”.
Conforme aos dados facilitados por Moan, as exportações de automóveis para Argentina representam 20% das vendas do setor, por isso que o impacto global das restrições supuseram uma queda de 7% no faturamento. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.