Brasil prorroga programa de vistos humanitários para refugiados da Síria
Brasília, 21 set (EFE).- O governo federal anunciou nesta segunda-feira que prorrogará por dois anos o programa de concessão de vistos humanitários a refugiados sírios afetados pelo conflito armado vivido pelo país desde 2011, informaram fontes oficiais.
A decisão foi tomada de forma unânime pelos membros do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e representa uma continuidade para a medida, que entrou em vigor em 2013 e venceria na próxima quarta-feira caso não fosse prorrogada por dois anos.
Desde o início do programa, as missões diplomáticas brasileiras estão autorizadas a emitir esse tipo de vistos aos sírios que queiram se mudar ao Brasil na busca de um refúgio.
Segundo os dados do Conare, no período foram concedidos 7.752 vistos, a maior parte deles nas embaixadas no Líbano, Jordânia e Turquia. No entanto, até agora, apenas 2.097 sírios que já se estabeleceram no país receberam status de refugiados.
Além disso, o órgão autorizou na reunião de hoje a consolidação da parceria existente entre o Ministério das Relações Exteriores e diversas entidades, como a Agência da ONU para Refugiados (Acnur).
O objetivo do acordo é garantir uma maior eficiência para identificar os solicitantes de refúgio, detectar os casos mais sensíveis e ajudar na emissão dos documentos necessários.
O Conare também anunciou a concessão de asilo a 130 novas pessoas, de modo que o total de refugiados reconhecidos pelo órgão subiu de 8.400 para 8.530 estrangeiros, entre os quais 2.097 são sírios. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.