Brasil se destaca na abertura da Feira Internacional de Turismo de Lisboa

  • Por Agencia EFE
  • 12/03/2014 15h03

Lisboa, 12 mar (EFE).- A Feira Internacional de Turismo de Lisboa, a mais importante do ano em Portugal ao reunir mais de mil empresas e entidades do setor, tem o Brasil e o turismo de congressos como pontos fortes nesta 26ª edição.

Fátima Vila Maior, diretora da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa, como é conhecida), explicou que esta reunião, realizada de hoje até 16 março, tem como objetivo transformar Lisboa em um ponto de referência mundial para o turismo de congressos.

“Lisboa tem excelentes condições para ser uma das maiores cidades para congressos”, disse à Agência Efe Vila Maior, que lembrou que os visitantes que viajam por motivos profissionais são um segmento com um notável poder aquisitivo, motivo pelo qual podem retornar ao destino posteriormente com suas famílias.

A infraestrutura hoteleira, os transportes, a segurança e o clima são propícios para transformar a capital lusa em uma referência mundial para acolher congressos de “todo tipo”, acrescentou a diretora, que fixou como objetivo superar Barcelona, que ocupa neste segmento o primeiro posto do ranking.

Para este setor “Meetings” (“encontros ou reuniões”, em inglês), Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Alemanha são mercados a explorar, certificou Vila Maior.

À parte da vertente “mais profissional” que Portugal pretende promover, o turismo de viagem e o de escapadas de fim de semana (“City Breaks”) são outros dois setores com peso específico nesta edição da BTL.

Nos últimos anos, Portugal -graças especialmente à contribuição de Lisboa, Algarve e o arquipélago da Madeira- reforçou seu papel internacional como polo de atração turística, e o setor já representa em torno de 10% do PIB do país.

Durante 2013, os alojamentos lusos registraram mais de 14 milhões de hóspedes, 4,2% a mais do que no ano anterior, enquanto o número de pernoites cresceu até 42 milhões, uma alta de 5,2% com relação a 2012.

A Feira Internacional de Turismo de Lisboa acolhe, além disso, vários expositores promocionais do Brasil, que neste ano recebe a Copa do Mundo.

O estado do Amazonas é um dos convidados na Feira junto com o arquipélago luso dos Açores, cuja meta é promover a região como um destino especializado em ecoturismo.

A representação regional e local do Brasil é completada com São Paulo, Ceará, Pará, Gramado, Campinas e Espírito Santo.

Entre os outros 36 destinos internacionais, destacam-se também as regiões espanholas de Extremadura e Andaluzia e a ilha espanhola de Formentera (Baleares), assim como a República Dominicana, Panamá, Argentina e Cuba.

A diretora da BTL ressaltou, além disso, a realização do primeiro fórum de investimento dedicado aos oito países de língua portuguesa: Portugal, na Europa; Brasil, na América; Timor-Leste, na Ásia, e Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, na África.

Nos 30 mil metros quadrados dedicados ao acontecimento em três pavilhões, a organização espera superar os 65 mil visitantes registrados no ano passado.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.