Brasil será sede de treinamento da OEA para 340 policiais do continente

  • Por Agencia EFE
  • 25/04/2015 01h33

Lima, 24 abr (EFE).- Chefes policiais da América concordaram nesta sexta-feira (data local), durante a II Reunião do Grupo de Trabalho Técnico sobre Gestão de Polícia, no Peru, em realizar no Brasil uma capacitação de 340 agentes dos países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O treinamento dos policiais ocorrerá no segundo semestre deste ano, dentro das ações promovidas pela Rede Interamericana de Profissionalização e Desenvolvimento da Polícia, liderada pelo Departamento de Segurança Pública da OEA, disse o Ministério do Interior do Peru em comunicado.

O vice-ministro do Interior do Peru, Mauro Medina, destacou o acordo como o principal avanço em relação à primeira reunião realizada no México. Também foi determinada uma pauta para iniciar a criação de um sistema de gestão de excelência do trabalho policial, que permitirá uma melhor competência em todas as áreas de segurança.

Durante o encontro, foi debatida também a proposta de contar com uma polícia hemisférica para o continente americano, composta por todos os países da região, com o objetivo de reunir experiências e conseguir uma formação mais uniforme.

Outro tema da conversa foi a incorporação de mais mulheres aos corpos policiais, com destaque para a Nicarágua, onde 32% dos agentes são do sexo feminino.

A diretora de Segurança Pública da OEA, Paulina Duarte, destacou o “forte compromisso de trabalhar em conjunto para enfrentar o crime organizado, a insegurança, o fortalecimento da cooperação regional e, principalmente, a prevenção dos delitos”.

Os chefes das polícias de 22 dos 34 países-membros da OEA analisaram desde a quinta-feira, no Peru, formas de fortalecer a cooperação no continente para combater a violência e a criminalidade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.