Brasil tem dificuldade para diversificar produtos com a China

  • Por Jovem Pan
  • 07/01/2015 13h42

A China virou o principal comprador do Brasil, mas o comércio ainda é limitado e mostra a dificuldade nacional de diversificar os produtos. A nação asiática desbancou os Estados Unidos e deverá ganhar cada vez mais atenção do Palácio do Planalto.

A primeira missão do novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, será justamente na China, onde participa de cúpula amanhã e sexta-feira. O embaixador Rubens Ricupero, Linha de Frente Jovem Pan, destacou que, apesar da ampliação do comércio com a China, os benefícios são limitados.

*Ouça os detalhes no áudio

Ricupero lembrou ainda que 24% dos produtos brasileiros são exportados para o país asiático.

Falando a Thiago Uberreich, a vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Uta Schwietzer, avalia que a tendência é de crescimento do mercado.

A vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-China acha que o governo Dilma Rousseff poderia ser mais agressivo no mercado externo. Apenas no primeiro semestre do ano passado, as vendas para o país asiático chegaram a 21,6%.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.