Brasil tem o pior retorno de impostos para a população em lista de 30 países
O Brasil tem o pior retorno de impostos para a população, de acordo com levantamento do IBPT, que mostra a baixa qualidade do gasto público. A pesquisa levou em conta o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 30 países.
A lista é liderada por Estados Unidos, seguida por Austrália, Coréia do Sul, Irlanda e Suíça. O Brasil aparece na última colocação, atrás de nações desenvolvidas como França, Dinamarca e Itália. Na América do Sul, o Uruguai ficou na oitava posição e a Argentina em 24º lugar.
Segundo o tributarista Clóvis Panzarini, o mau resultado é diretamente relacionado à péssima qualidade do gasto público no país.
“Uma parte substancial da arrecadação vai para pagamento da dívida pública. O governo gasta 5% do PIB, o que equivale a um sétimo de tudo que arrecada, só pra pagar juros. Então, isso não retorna para a população, isso vai pra pagamento de juros. Ou seja, o governo está pagando uma taxa, chamada extra, do período em que ele arrecadava menos do que gastava. Agora ele tem que arrecadar mais do que gasta pra pagar juros”, explicou o tributarista.
Panzarini disse ainda que a população precisa ter consciência sobre os impostos. O Instituto de Planejamento Tributário indicou que o resultado não poderia ser diferente, já que os impostos representam 36% do PIB.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.