Chuvas no ES deixam 2 mortos e mais de 600 pessoas fora de casa

Tempo segue instável neste sábado e deve melhorar a partir de domingo

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2019 14h58 - Atualizado em 16/11/2019 15h03
Reprodução chuva-espirito-santo2 Os municípios de Viana, Cariacica e Alegre decretaram situação de emergência

O número de pessoas que precisou deixar suas casas no Espírito Santo desde a última segunda-feira (11), quando começaram as fortes chuvas e alagamentos, subiu para 664, segundo dados divulgados pela Defesa Civil neste sábado (16). São 354 desalojados (pessoas que foram para casa de parentes ou amigos), 310 desabrigados (que estão em abrigos do poder público), 12 feridos e dois mortos até o momento.

Os números são referentes às cidades de Alegre, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Santa Leopoldina, Piúma, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Bom Jesus do Norte. Além destes, outros municípios também foram afetados pela chuva: Serra, Rio Novo do Sul, Anchieta, João Neiva, Guarapari, Cachoeira de Itapemirim e Colatina. Destes, Viana, Cariacica e Alegre decretaram situação de emergência.

Santa Leopoldina é a cidade com mais pessoas fora de suas casas: são 90 desalojados e 105 desabrigados, que estão distribuídos entre as escolas Estadual Alice Holzmeister e Municipal Milton Cortelet. Também ocorreu um óbito no local e seis pessoas estão internadas com ferimentos. Depois, vem Viana, com 81 desalojados e 153 desabrigados, que estão no CEMEI Biluca. Cariacica é a terceira situação mais crítica, com 36 desalojados, 50 desabrigados, seis feridos e um morto.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a BR-262, entre o km 22 no Complexo Penitenciário de Viana e o km 38 na altura de Santa Isabel e Domingos Martins, onde houve um deslizamento nesta sexta, está parcialmente interditada. Está sendo realizada uma operação de revezamento de sentidos do trânsito com tempo estimado de 60 minutos para cada. A operação, controlada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pode ser interrompida a qualquer momento, em caso de chuva.

Previsão do tempo

A previsão continua de chuva para o Espírito Santo. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no sábado (16), o tempo continua instável e pode chover durante o dia em todo o Espírito Santo.

No domingo (17), o sol volta a aparecer na maior parte do estado, com previsão de chuva fraca em alguns momentos do dia na região norte.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.