63% querem renúncia de Temer e eleições diretas, aponta Datafolha

  • Por Jovem Pan
  • 11/12/2016 09h56
BRA100. BRASILIA(BRASIL),22/09/2016.- El presidente brasileño, Michel Temer, participa hoy, miércoles 22 de septiembre de 2016, en un acto en el Palacio presidencial de Planalto, donde anunció hoy una inversión de 1.500 millones de reales (unos 468 millones de dólares) en la educación secundaria, destinada sobre todo a la implantación de escuelas de tiempo integral en Brasilia (Brasil). EFE/FERNANDO BIZERRA JR EFE/FERNANDO BIZERRA JR Michel Temer EFE

Além de ver a popularidade caindo, o presidente Michel Temer agora terá de lidar com o resultado da pesquisa Datafolha, que mostra que 63% dos entrevistados são favoráveis à sua renúncia.

De acordo com o levantamento, 27% são contra sua saída, 6% são indiferentes e 3% não souberam responder.

No entanto, para que ocorressem novas eleições e o povo fosse às urnas para escolher um novo presidente em um “mandato-tampão”, Temer deveria deixar o cargo até dia 31 de dezembro. Do contrário, devem ser realizadas eleições indiretas.

A pesquisa realizada pelo Datafolha expôs esse cenário ao questionar da seguinte maneira seus entrevistados: “Uma situação em que poderia haver eleição antecipada para a Presidência no Brasil seria em caso de renúncia de Michel Temer até o final deste ano. Você é a favor ou contra Michel Temer renunciar até o final do ano para a convocação de uma nova eleição direta para a Presidência da República?”.

Popularidade de Temer em queda

O presidente Michel Temer vê sua popularidade cair desde julho, junto a queda de confiança na economia a níveis anteriores ao impeachment de Dilma Rousseff. Segundo o levantamento do Datafolha, 51% dos brasileiros consideram sua gestão ruim ou péssima – em julho o número era de 31%.

Os que veem o Governo do peemedebista como “regular” caíram para 34%, ante 42% em julho. O índice de “bom/ótimo” caiu de 14% em julho para 10%; 5% não souberam avaliar o Governo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.