A interminável expectativa sobre a reforma do Museu do Ipiranga. Será que agora vai?

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2018 12h12 - Atualizado em 20/01/2018 12h45
Reprodução/Prefeitura-SP Reprodução/Prefeitura-SP Restauro do Museu do Ipiranga está orçado em R$ 80 milhões; Reabertura está prevista para setembro de 2022

A restauração do museu Paulista, popularmente chamado de museu do Ipiranga, deve ser concluída até comemorações dos 200 anos da independência do Brasil. Segundo o ministro da cultura Sérgio Sá Leitão, o governo federal vai auxiliar a Universidade de São Paulo a realizar todas as reformas a fim de entregá-lo à população antes do dia 7 de setembro de 2022.

“Uma das ações previstas é justamente a restauração do Museu Paulista, que é um dos pontos mais importantes do País relacionados a Independência. Estamos todos engajados nesse processo de ajuda à USP para conseguir restaurar o museu e reabri-lo em 2022, quando estaremos celebrando os 200 anos da independência”, destacou Leitão.

O prefeito de São Paulo, João Dória adianta que caberá à administração municipal revigorar o entorno do Museu do Ipiranga. “Já assumimos toda a responsabilidade sobre todo o jardim do Parque da Independência, sobre a recuperação da fonte que fica neste parque. O entorno já está sendo recuperado e parte desta obra já foi executada pela prefeitura. Nós vamos completar, concluir mesmo antes da própria obra, que é muito mais complexa, do museu”, declarou Doria.

O restauro passa pela solicitação de incentivos da Lei Rouanet e está orçado em cerca de R$ 80 milhões. Serão revitalizadas as fachadas, a cobertura, assim como as instalações hidráulicas e elétricas.

*Com informações do repórter Daniel Lian

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.