Acordo pode permitir retomada da sessão sobre a reforma da Previdência

  • Por Jovem Pan
  • 03/07/2019 19h57
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Imagem da comissão especial da reforma

Líderes partidários se reuniram na tarde desta quarta-feira (3) na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para debater a tramitação da reforma da Previdência. Depois do encontro, que contou ainda com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o deputado José Nelto (GO), líder do Podemos, disse que um acordo poderá permitir a retomada ainda nesta noite dos trabalhos na comissão especial.

Entre outros pontos, a ideia é que o relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresente mais um ajuste em seu parecer para que a idade mínima para a aposentadoria dos policiais federais e policiais rodoviários federais seja de 53 anos para os homens e 52 anos para as mulheres, mais pedágio de 100% no tempo de contribuição que faltar na data da promulgação da futura emenda para atingir 30 e 25 anos, respectivamente. O parecer atual prevê idade mínima de 55 anos e 30 de tempo de contribuição para ambos os sexos.

O presidente do colegiado, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), disse pela manhã que quer analisar ainda hoje pelo menos requerimentos para retirada de pauta e de adiamento da votação. “Há um País lá fora esperando uma decisão, não sei se ela vai ser pela aprovação, ela pode ser pela rejeição, o que o País não pode viver é essa incerteza”, afirmou.

O presidente da comissão especial também avaliou que é necessário ter segurança antes de colocar a proposta em votação. “Não dá para votar sem ter a segurança da garantia de votos para aprovação da matéria, é preciso responsabilidade com o futuro do País”, completou.

Durante cerimônia para a troca do Comando Militar do Sudeste, também nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro fez referência à reforma, dirigindo-se aos agentes de segurança pública, entre eles os policiais, que reivindicam mudanças. “Fiquem tranquilos, meus colegas das forças auxiliares, o sacrifício tem que ser dividido para todos, para que possamos colher os frutos lá na frente”, disse.

*Com Agência Câmara

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.