Aécio e Dilma se enfrentam em mais um debate antes do 2º turno

  • Por Jovem Pan
  • 16/10/2014 18h07

Os candidatos à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) abrem debate organizado pela Jovem Pan, SBT e UOL. Veja abaixo como foi o primeiro bloco.

Aécio Neves pergunta – Candidata, pelo visto a senhora quer fazer nos próximos quatro anos tudo o que não fez nos últimos quatro anos. A senhora será a primeira presidenta da República a deixar o governo com uma inflação maior do que aquela que recebeu. Mas novamente volto a falar de Petrobras. Porque já virou quase uma rotina nos nossos debates, a cada debate uma nova denúncia. A denúncia de hoje nos jornais diz respeito à COPERJ, no Rio de Janeiro, segundo o Tribunal de Contas da União foram encontradas irregularidades em contratos no valor de dezoito bilhões de reais. Não bastou Pasadena, o prejuízo de cerca de dois bilhões de reais aos brasileiros, não bastou Abreu e Lima, orçada em quatro bilhões, já se gastou mais de trinta, já com denúncia de superfaturamento para pagar propina a sua base aliada, agora em relação à COPERJ. A senhora sempre diz que não sabe de nada e não ato menor responsabilidade sobre isso. Eu pergunto à senhora, candidata, de quem é a responsabilidade por tantos desvios de dinheiro público na Petrobras?

Resposta de Dilma Rousseff – Candidato, eu gostaria de dizer que em relação a tudo o que está acontecendo na Petrobras quem investigou, a Polícia Federal, foi levada a investigar, e que ao contrário do passado, não era dirigida por afiliados ao PSDB. A Polícia Federal investigou e vai punir implacavelmente porque construiu provas, passou para o Ministério Público. E agora, candidato, a Justiça vai julgar. E isso significará que o Brasil pela primeira vez vai ter de fato o combate sistemático à corrupção. Por que, candidato, debate passado, eu lhe perguntei: Onde estão os corruptos, onde os corruptos da compra de votos para a reeleição? Todos soltos. Onde estão os corruptos do metrô de São Paulo, e dos trens? Todos soltos. Onde estão os corruptos da “pasta rosa”? Todos soltos. Onde estão os corruptos do processo Sivan? Todos soltos. Onde estão os corruptos da “privataria tucana”? Aquela do limite da irresponsabilidade. Todos soltos. Quero dizer para o senhor, eu tenho um compromisso diferente. O meu compromisso é investigar e punir. Aqueles governos que não investigam, não acham, candidato, assim como agora, quando a gente pergunta: Qual foi a quantidade de recursos passados para as três rádios e o jornal mineiro que o senhor detém em Minas Gerais? Não há transparência, não há informação. Essa, candidato, essa é a diferença entre nós. Eu investigo. Eu investigo, construo as provas para punir.

Réplica de Aécio Neves – Candidata, eu acredito e confio nas nossas instituições. Todos os casos aos quais a senhora se refere foram investigados. Se as pessoas estão soltas é porque não foram condenadas, portanto as provas não existiram. Mas não vou olhar para o passado, vamos olhar para o presente e para o futuro. Eu digo à senhora, onde estão os corruptos do seu partido? Presos, candidata, o presidente do seu partido foi preso, o tesoureiro do seu partido foi preso, o Ministro mais importante do seu governo foi preso. Mas eu quero que a senhora responda à minha pergunta de agora, de quem é a responsabilidade sobre esses desvios de recursos na Petrobras que não cessam nunca? Eu não estou repetindo as outras denúncias, eu estou falando, candidata, das denúncias de hoje, de agora, não é possível que a senhora não se sinta responsável por isso! Não existe, candidata, me perdoe, uma terceira alternativa. Só existem duas: ou a senhora foi conivente ou a senhora foi incompetente para cuidar da maior empresa pública brasileira.

Tréplica de Dilma Rousseff – Candidato, é estarrecedor que o senhor ache que essas pessoas que não foram condenadas em nenhum desses processos que eu falei, elas o foram porque eram inocentes. Não foram condenadas porque não foram investigadas. É diferente. Vocês têm uma praxe, vocês engavetam, escondem debaixo do tapete, vocês chegaram a transferir, no caso da “pasta rosa”, um delegado de um determinado lugar para outro. O que eu quero dizer ao senhor é o seguinte: eu, candidato, sou responsável por investigar nesse país. Sou responsável por punir. É esta a responsabilidade, investigar com a Polícia Federal, denunciar ao Ministério Público, e punir com o Judiciário. Caso contrário, candidato, eu estaria numa situação que não é a correta, é achando que eu estou acima do governo. Não, eu represento o governo. 

 

Dilma Rousseff pergunta – Candidato, eu tenho como prioridade, prioridade no meu governo a Educação, e nós estamos em época do Enem, e você não vai ser o Enem, que é o maior concurso unificado que o Brasil possui, através, por meio do Enem nós vamos ter acesso, não só a cinco mil cursos nas universidades federais, vamos ter acesso ao Prouni, vamos ter acesso ao Fies,  vamos ter acesso ao Ciências sem Fronteiras. Vocês foram contra, é claro, ao Prouni, foram contra também às escolas técnicas federais. Mas eu gostaria muito de saber por que vocês sempre torceram contra este que é um dos programas mais importantes hoje, porque garante acesso democrático. Na minha época a gente tinha de viajar de avião para fazer vestibular. Hoje não precisa.

Aécio Neves responde – Candidata, antes de responder sua pergunta eu vou deixar uma indagação no ar. Se a senhora acha que houve tantos crimes cometidos no governo do PSDB, a senhora lista aqui vários deles, vocês governaram o Brasil por doze anos, candidata, por que a senhora não investigou, por que a senhora não fez novas denúncias? Porque não existia o que investigar. Ou então a senhora prevaricou, se a senhora está dizendo no momento da eleição que foram cometidos crimes que não foram investigados, a sua responsabilidade era denunciá-los para que o Ministério Público, que não pertence ao seu governo, ou a Polícia Federal, que não pertence ao seu governo, são instituições de estado, fizessem a investigação, e não coloque palavras na minha boca nem do meu partido, quem foi contra escolas técnicas, candidata, o Pronatec é uma inspiração do PEP, pergunte lá aos técnicos do Ministério da Educação, programa de ensino profissionalizante que foi ampliado, nós temos que reconhecer que precisa melhorar muito. Foi inspirado nas Etecs aqui de São Paulo e aproveito para cumprimentar o governador Geraldo Alckmin, que aqui me acompanha, pela sua extraordinária vitória. As boas propostas têm que avançar, o PROUNI, candidata, foi uma inspiração, até porque a sua primeira experiência foi lá, foi em Goiás, no governo do PSDB, que permitiu que ampliasse oportunidades de vaga nas universidades. O PT tem uma mania, candidata, infelizmente a senhora achar que tem, que é dona dos programas. Ninguém é dono do Brasil. Vamos falar para o telespectador, as telespectadoras, as boas coisas têm que continuar. O que precisamos é qualificar a gestão pública, colocar gente séria, gente honrada, para que os resultados atinjam as pessoas. Eu quero fazer a nova escola brasileira. A senhora fala em flexibilizar o ensino médio, e por que não fizeram antes?  Depois de doze anos de governo, isso é necessário, fico feliz que a senhora concorde conosco. Eu vou fundar a nova escola brasileira, uma escola que ensine, prepare o aluno e o jovem para os desafios da vida que certamente estão por vir.

Réplica de Dilma Rousseff – Candidato, é interessante o senhor fazer a pergunta “por que não fizeram antes?”. Se o senhor gosta tanto dos nossos programas sociais, por que o senhor não os fez antes quando podia, quando era governo? Porque o senhor estava sim nas escolas técnicas federais, o senhor era líder do governo quando foi aprovado. Então, candidato, não dá para o senhor assumir a responsabilidade também pelos seus atos. Foram as provas que vocês levaram, e ocultações que vocês fizeram que impedem uma investigação maior. Agora, no caso específico dos trens e do metrô de São Paulo, a Suíça mandou todas as provas para o Brasil e isto está em processo. Tanto é assim que vocês estão sendo chamados para depor na Justiça. Candidato, eu tenho orgulho de ter uma vida sem nenhum parente empregado. Sem nenhum uso indevido do dinheiro público em propriedade minha ou da minha família.

Tréplica de Aécio Neves – Candidata, o seu governo, isso é história, passará como desvio de governo em todas as partes, as agências reguladoras ocupadas por pessoas que foram ali fazer negócios, candidata. A senhora permitiu ser sucedida na Casa Civil da presidência da República, o cargo que a senhora gosta de dizer que é o mais importante depois da presidência da pública, pela sua dileta e próxima amiga e braço direito que foi ali fazer negócios, e por isso foi demitida. Candidata, não me meça com sua régua. Governei Minas Gerais com honradez, a senhora está desrespeitando o estado de Minas Gerais com as acusações absurdas, com as mentiras todo dia nas redes, anonimamente, candidata. A senhora infelizmente tem permitido ao Brasil ver a mais baixa campanha da sua história democrática, a partir da primeira eleição que tivemos, de Fernando Collor.

 

Aécio Neves pergunta – Candidata, vamos falar do que interessa à dona de casa, ao cidadão, ao jovem e à jovem, ao trabalhador que está, se conseguir, já chegando em casa do trabalho. Provavelmente muitos estão nos ouvindo agora, no rádio do carro, pela dificuldade que têm hoje para chegar em casa. Inflação, candidata. A senhora reiterou nos dois últimos debates que a inflação está sob controle. O seu secretário de política econômica disse que existe uma alternativa: Deixe de comer carne, passe a comer ovo. O ovo no seu governo já aumentou mais de 50%, temos que ver o que vai restar para comer depois que a população não conseguir mais comprar o ovo. Mas a grande questão é o seguinte, vamos falar de futuro, do que interessa às pessoas, o que a senhora pretende fazer, já que não apresentou ao Brasil um plano de governo para controlar a inflação e fazer com que o Brasil volte a crescer? Vamos elevar o nível do debate, eu dou à senhora a oportunidade de dizer aos brasileiros como vai controlar a inflação ou se ela está realmente sob controle.

Dilma Rousseff responde – Candidato, antes de começar eu vou dar um esclarecimento. Não houve nenhuma acusação contra a ex-ministra chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, similar a sua, sabe qual? Emprego de parente, o senhor empregou um irmão, um tio, três primas e três primos. É disso que se trata, candidato. Eu nunca fiz isso na minha vida. Queria dizer que no caso da inflação eu tenho certeza que a inflação no Brasil está sob controle. Existe hoje uma tentativa de criar um clima de “quanto pior melhor”. Esta tentativa, candidato, de criar um clima de quanto pior melhor, vocês fizeram na Copa, dizendo que não ia ter copa, que não ia ter condições, o senhor não tinha aeroportos, portos, enfim, o Brasil não estava preparado. E ficou claro que o Brasil fora de campo estava muito bem preparado. Os aeroportos funcionaram, a segurança funcionou. No caso da inflação, é o mesmo. Nós temos tido, candidato, dois choques de ofertas. Um e o outro por conta da seca, essa mesma seca, candidato, está colocando São Paulo numa situação insustentável. Qual é? Nós tivemos choque de preço da energia. A energia aumentou, nós não temos racionamento, nós não vamos impor racionamento, porque tínhamos as térmicas para despachar. Elas custam um pouco mais caro, nós vamos ter de pagar. A outra foi o choque nos alimentos. Também por conta da seca. Tudo isso é passageiro. O que não é passageiro, candidato? Quando o senhor não planeja, o senhor não investe e você condena uma cidade do porte de São Paulo à mais terrível falta de água. Nós sabemos, candidato, que a gestão da água afeta ao governo do Estado, então tem responsáveis, candidato.

Réplica de Aécio Neves – Como nós vemos a candidata tem sempre uma justificativa, mas não tem nenhuma solução. Minha amiga, meu amigo que nos ouve, para a Presidente da República, mais uma vez, inflação não é problema, ela não tem nenhuma proposta, nenhuma solução de enfrentar essa questão. Eu pergunto mais uma vez a quem nos ouve agora, você compra com o mesmo dinheiro hoje o que comprava há seis meses atrás? Ou há um ano atrás? Se compra, eu acho que o caminho é votar na candidata Dilma Rousseff. Mas não adianta você mascarar a realidade, candidata, hoje infelizmente a inflação voltou a atormentar a vida dos brasileiros e das brasileiras, porque o seu governo foi leniente com ela. Fomos nós que controlamos a inflação lá atrás, candidata, e, infelizmente, o seu governo vai deixar uma herança perversa para o futuro, inflação alta, crescimento baixo, e perda de credibilidade. Sem credibilidade não há investimento. Sem investimento não tem emprego. Nós tivemos 418 mil empregos a menos este ano do que no ano passado no mesmo período, candidata.

Tréplica de Dilma Rousseff – Candidato, de emprego vocês não podem falar. Vocês nos entregaram o país com onze milhões e 400 mil desempregados, a segunda maior quantidade de desempregados, só ganhávamos da Índia, e uma vitória muito ruim, candidato. Agora, eu queria dizer para o senhor: Eu não vou combater a inflação com os métodos do senhor. Que é desempregar, arrochar o salário e não investir. Vocês falam que querem fazer inflação convergir para 3%. Ora, é importante que a dona de casa que está nos escutando saiba, vou falar para ela, o que acontecerá se ela for para três por cento? Nós vamos ter uma taxa de desemprego de 15. Ele está se queixando de uma taxa de desemprego de 5. Hoje nós temos no Brasil, neste ano, quase um milhão de empregos criados. E vamos elevar os juros para 25%, ninguém nunca mais vai comprar a prazo nesse país.

 

Dilma Rousseff pergunta – Candidato, eu tenho uma pergunta a fazer para o senhor. Os nossos governos reorganizaram o estado que nós recebemos sucateado. Fizemos concursos públicos, a maior parte dos concursados, candidato, foi para a educação. Para a saúde e para a segurança. Nós temos uma taxa de 4,2% de gastos com pessoal em relação ao PIB. Vocês deixaram com 4,8. Candidato, ao contrário de vocês, nós fazemos concurso. Ao contrário de vocês, nós não nomeamos sem concurso. O que nós conseguimos é que de cada quatro funcionários públicos que têm cargo de comissão, três sejam cargos de funcionários públicos de carreira. Candidato, eu nunca nomeei parentes para o meu governo, eu gostaria de saber se o senhor nunca fez a mesma coisa.

Aécio Neves responde – Candidata, vou lhe responder com uma alegria enorme. Em primeiro lugar, agradeço a homenagem que a senhora faz ao presidente Fernando Henrique, tenho certeza, por quem a senhora tem um apreço muito grande, mas vou tentar falar de futuro, sempre tive um cuidado muito grande de respeitar as pessoas, respeitar os adversários. Nós tivemos, no passado não muito remoto, um episódio muito triste na política brasileira, quando o candidato Fernando Collor trouxe para o meio do debate político, de forma absolutamente irresponsável, uma parente do ex-presidente Lula. A senhora gosta de falar de parentes. No meu governo, me ajudou muito a minha irmã, a minha irmã Andréa, figura extraordinária. Acham que eu sou o neto preferido de Tancredo, mas era ela. Ela assumiu o serviço de voluntariado do Estado de Minas Gerais, me ajudou a coordenar a área de comunicação sem remuneração, candidata. A senhora é porque não conhece Minas Gerais. Se conhecesse um pouco ia saber o respeito que Minas tem por ela, nas enchentes, nas catástrofes, era ela quem mobilizava empresários, mobilizava as igrejas para resolver o problema das pessoas mais simples, por isso eu me orgulho muito da Andréa ser a minha companheira. Agora, candidata, a senhora conhece Igor Rousseff, seu irmão foi nomeado pelo prefeito Fernando Pimentel no dia 20 de setembro de 2003, e nunca apareceu para trabalhar, candidata. Essa é a grande verdade, lamento ter que trazer esse tema aqui, a diferença entre nós é que a minha irmã trabalha muito e não recebe nada, o seu irmão recebe e não trabalha nada, infelizmente agora nós sabemos por que a senhora disse que não nomeou parentes no seu governo. A senhora pediu que os seus aliados o fizessem, candidata Dilma Rousseff.

Réplica de Dilma Rousseff – A sua irmã e o meu irmão têm que ser regidos pela mesma, eles não podem estar no governo que nós estamos. O nepotismo, candidato, eu não criei. O nepotismo é uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Toda sociedade brasileira sabe que dentro do Governo Federal e dentro do Governo do Estado de Minas não pode ter um irmão, uma irmã, um tio, três primos e três primas. O senhor tem de dar conta de todos, não só da sua irmã. Digo o seguinte, todo mundo sabe, quem lê os decretos que vocês publicam, que ela era responsável pela destinação das verbas em todas as questões relativas a propaganda. Ora, a imprensa tem perguntado: quanto é que vocês colocaram nos três rádios e no jornal que vocês possuem? Essa é uma pergunta que não é minha, candidata, o senhor deve a ela a imprensa.

Tréplica de Aécio Neves – Candidata, a senhora está mentindo para o Brasil, nepotismo é proibido por lei, não existe, candidata, parentes trabalhando no governo. Ela assumiu um cargo de voluntariado, trabalha espontaneamente, é o cargo que a esposa geralmente dos governantes ocupam. Portanto, entenda bem a lei, a senhora não a leu direito, candidata, e no meu governo, no que diz respeito à distribuição de verbas não acontece o que acontece no seu, onde esses blogs aparelhados recebem recursos para atacar a honra dos seus adversários, para colocar infâmias na rede, financiadas com dinheiro público. Eu atendi, candidata, a uma reivindicação histórica do sindicato, das empresas de radiodifusão do Estado onde todas as empresas, todas as rádios receberam as mesmas verbas, o mesmo número de inserções, candidata. Tudo isso foi denunciado pelo seu partido, e sabe o que aconteceu? O Ministério Público disse que estava tudo absolutamente correto, venha discutir o seu governo, candidata. Nós somos candidatos à Presidência da República e pare de ofender Minas Gerais, candidata.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.