Prefeito de Guarulhos sugere fechar Aeroporto Internacional de São Paulo por causa do coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2020 13h26 - Atualizado em 20/03/2020 13h27
Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo Aeroporto de Guarulhos O Aeroporto Internacional de Guarulhos registrou pouca movimentação de pessoas nos últimos dias

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSB), solicitou na última quinta-feira (19) ao governo federal a tomada de medidas sanitárias no Aeroporto Internacional de São Paulo e recomendou o fechamento imediato do terminal para passageiros por causa da pandemia de coronavírus.

O jornal O Estado de S. Paulo revelou na quinta-feira que, nos aeroportos internacionais de Brasília e Guarulhos, por onde passam diariamente 165 mil pessoas, não têm sido feita triagem ou sequer verificação mais cuidadosa da situação dos passageiros que chegam de países afetados pela covid-19.

Para o prefeito, o terminal deveria funcionar de forma limitada, com “ressalvas de caráter médico e sanitário, como o transporte e abastecimento de remédios e transplantes, entre outras ações que não podem sofrer interrupções”.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) destacou que “cabe à União determinar o fechamento de aeroportos”. Nesta sexta-feira, no entanto, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, garantiu que não adotará essa medida. De acordo com ele, tal decisão poderia gerar problemas de abastecimento, e não se pode “criar barreiras sanitárias” que impeçam o transporte de produtos essenciais.

A Secretaria de Saúde de Guarulhos informou que o número de casos suspeitos de covid-19 na cidade subiu de 181 para 249 na quinta-feira. Há quatro casos confirmados.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.