Aloysio diz que Dilma cometeu crimes de responsabilidade de caso pensado

  • Por Estadão Conteúdo
  • 29/08/2016 13h23
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Em discurso, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Foto: Jefferson Rudy /Agência Senado Jefferson Rudy / Agência Senado Aloysio Nunes

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSBD-SP), sétimo parlamentar a questionar a presidente afastada Dilma Rousseff, durante sessão de julgamento do impeachment no Senado, disse que a petista cometeu crimes de responsabilidade “de caso pensado”. O tucano questionou ainda por que Dilma faz uso da palavra “golpe” e disse que, assim como ela fez nas chamadas pedaladas fiscais quando “falseou as contas públicas”, “a senhora agora falseia a história”.

Aloysio disse que o País hoje vive clima de paz e tranquilidade e que a agenda do impeachment já está ficando para trás. “Os partidos já se preparam para eleições municipais e para as eleições de 2018”, afirmou. 

O senador questionou ainda como Dilma classifica o impeachment como golpe, já que ele tem aval do Supremo Tribunal federal (STF) e também indagou a razão dela ter apelado a organizações internacionais já que é o STF que concede a última instância de respeito à Constituição brasileira. 

Aloysio – usando uma afirmação de Dilma – disse que o processo vai criar sim precedente e os próximos presidentes não voltarão a cometer crimes de responsabilidade.

O senador Jose Medeiros (PSD-MT), oitavo a questionar Dilma Rousseff, disse que a petista está equivocada ao usar a palavra golpe e que a economia derreteu no período do governo de Dilma. “O que está havendo aqui não é um golpe; é a democracia em estado de ebulição”, afirmou. 

Ao falar da crise econômica, o senador citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está presente o Plenário, e lembrou que ele tinha classificado a crise econômica como “marolinha”. “A economia derreteu”, completou.

O senador disse ainda entender o inconformismo de todos, mas não se pode dizer que o que está acontecendo é golpe. Medeiros afirmou que a saída de Dilma é resultado de uma “tempestade perfeita”, que é a falta de apoio popular, do Congresso e a crise econômica. “Todo governo é sustentado neste tripé”, afirmou. “Sem esse tripé não se consegue governar.”

Medeiros questionou ainda se Dilma continuará as “lampanas de 2014”, em relação as promessas de campanha da petista.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.