Anotar os números dos candidatos agiliza filas na votação, alerta TRE

  • Por Jovem Pan
  • 28/09/2014 09h40

Uma grande preocupação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o primeiro turno que acontece neste 5 de outubro é com a ordem de votação. A assessora chefe da Comunicação do TRE-SP, Eliana Passarelli, explica que o eleitor deve se preparar com antecedência: “O eleitor tem que estar bastante atento com a ordem de votação, deve procurar a seção eleitoral já com os números anotados, para que tenha uma certa agilidade e não tenhamos muitas filas no processo de votação”. 

Esta eleição, que é considerada complexa pelo número de candidatos, tem tempo médio na urna de cerca de um minuto para cada eleitor. Quem se lembrar apenas no nome do candidato, e não do número, pode consultar uma lista completa afixada com nomes e número dos candidatos, mas o ideal é que já leve as informações anotadas. 

A ordem de votação é a seguinte:

Deputado Estadual ou Distrital (5 dígitos);
Deputado Federal (4 dígitos);
Senador (3 dígitos);
Governador (2 dígitos); e
Presidente da República (2 dígitos).

A votação acontece entre as 8h e 17h no dia 5 de outubro, com segundo turno no dia 26 de outubro. O voto é obrigatório para todos os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos. Confira no áudio a entrevista completa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.