Antes de julgar habeas corpus, Toffoli dá 48 horas para Justiça informar sobre saúde de João de Deus

  • Por Jovem Pan
  • 03/01/2019 19h52
Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo Médium já teve dois pedidos de liberdade negados

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli deu prazo de 48 horas para que a Justiça de Abadiânia (GO) informe o estado de saúde de João de Deus. Com base nas informações, ele decidirá sobre o pedido de liberdade feito pela defesa do médium.

“Oficie-se, com urgência, ao juízo de Abadiânia para que, informe à Corte, em até 48 horas, a sua [de João de Deus] atual condição”, determinou o ministro nesta quinta-feira (3) e questionou se a penitenciária “oferece assistência e tratamento médicos adequados”.

O médium está preso desde 16 de dezembro por acusações de abuso sexual. Os crimes teriam sido cometidos durante atendimento espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola. Na quarta, ele foi levado a um hospital após passar mal e estaria com infecção urinária.

João de Deus tem 76 anos, submeteu-se em 2015 a uma cirurgia e tratamento por causa de um câncer no estômago e, segundo a assessoria da Casa Dom Inácio de Loyola, onde o médium prestava atendimento espiritual, ele é cardiopata.

Quatro crimes

No fim do mês, o Ministério Público estadual denunciou o médium por quatro crimes, duas violações sexuais mediante fraude e dois estupros de vulneráveis. O caso só será analisado pelo Tribunal de Justiça a partir de 7 de janeiro, quanto termina o plantão.

Habeas corpus

Cabe a Toffoli decidir se João de Deus será ou não posto em liberdade. O terceiro habeas corpus apresentado em favor do médium foi apresentado diretamente à Corte, que está em recesso – nesse período, o presidente é responsável por todas as ações.

Outros dois pedidos de liberdade foram impetrados por defensores. No dia 19 de dezembro, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nefi Cordeiro negou a solicitação do advogado. Um dia antes, a Justiça de Goiás já havia indeferido outro pedido.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.