Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Kinder Schoko-Bons Branco por risco de contaminação

Produto fabricado na Bélgica foi alvo de um alerta internacional por risco de contaminação bacteriana por salmonela

  • Por Jovem Pan
  • 20/04/2022 22h19 - Atualizado em 21/04/2022 11h00
Divulgação Embalagem do chocolate Kinder Schoko-Bons Branco Kinder Schoko-Bons Branco fabricado na Bélgica foi alvo de alerta internacional por risco de contaminação bacteriana

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta, 20, o recolhimento de um lote de chocolates Kinder Schoko-Bons Branco, fabricados na Bélgica, por risco de terem sido contaminados por salmonela. Os produtos do lote L343R03, produzidos em Arlon, na Bélgica, foram importados pela empresa Terra Nova Trading, o que foi detectado pela agência reguladora. “Já estão sendo tomadas todas as medidas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para que o produto não seja encontrado nas lojas, mas é sempre importante que o consumidor saiba identificá-lo por meio da leitura das informações presentes na rotulagem”, disse a Anvisa, que já havia proibido a comercialização, distribuição e importação de produtos da marca Kinder. Por isso, os consumidores devem checar na embalagem se o chocolate foi produzido na Bélgica e, se possível, checar com o número do lote. Até o momento, o recolhimento diz respeito apenas ao lote L343R03 e não afeta outros produtos da marca.

As autoridades de saúde da Bélgica determinaram no início do mês que a empresa italiana Ferrero, dona da marca Kinder, suspendesse a produção de sua fábrica no país por causa dos casos de salmonela ligados à infecção em chocolates. A agência de segurança alimentar da Bélgica afirma que identificou mais de cem casos de salmonela na produção da Ferrero no sul do país. O órgão pediu aos consumidores que não comam nenhum dos produtos recolhidos (Kinder Surprise, Kinder Surprise Maxi, Kinder Mini Eggs e Kinder Schoko-Bons). Os chocolates também foram recolhidos em países como Reino Unido, Espanha, Irlanda e Estados Unidos. Cerca de 7% dos produtos Kinder no mundo são fabricados na indústria belga. Em posicionamento, a Ferrero do Brasil reforça que a Terra Nova Trading é uma importadora independente e que o recolhimento se refere a lotes importados por eles, sem relação com a Ferrero do Brasil. “A Ferrero do Brasil informa que está ciente da Resolução nº 1.292, de 20 de abril de 2022 da Anvisa sobre Kinder Schoko-Bons fabricados na Bélgica. Reforçamos que não comercializamos este produto no país e que tomamos conhecimento de que empresa terceira, com a qual não mantemos relação comercial, importou Schoko-Bons, o qual faz parte de recall conduzido no exterior. Estamos colaborando com Anvisa sobre este caso. Todos os demais produtos Kinder distribuídos pela Ferrero do Brasil são seguros para consumo e não são afetados por este recolhimento”, diz a nota.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.