Anvisa divulga lista de agrotóxicos que serão reavaliados; confira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta segunda-feira (26) uma lista de sete ingredientes ativos de agrotóxicos que passarão por uma reavaliação quanto à toxicidade para a saúde humana, em especial a consumidores e trabalhadores rurais. Entre eles, estão o risco de causar câncer, alterações no DNA, mutações, problemas reprodutivos e endócrinos.
Será a primeira vez que a análise será feita a partir de uma metodologia própria do órgão. “Pela primeira vez, a Anvisa cria um modelo para fazer a reavaliação de agrotóxicos. Todas as reavaliações até hoje foram feitas de acordo com outras regras e por demanda de órgãos como Ministério Público e do Judiciário”, disse o diretor Renato Porto. Para ele, o uso do modelo da Anvisa trará impactos positivos, como a redução da taxa de toxidade dos produtos e maior proteção para a saúde da população.
Confira aqui os ingredientes selecionados para reavaliação:
- Carbendazim (Fungicida)
- Tiofanato metílico (Fungicida)
- Epoxiconazol (Fungicida)
- Procimidona (Fungicida)
- Clorpirifós (Inseticida, acaricida)
- Linurom (Herbicida)
- Clorotalonil (Fungicida)
Sobre as reavaliações
As reavaliações terão início com a publicação de edital de convocação das empresas com registro de agrotóxicos para apresentação dos dados de segurança atualizados. O tempo de análise de cada processo de reavaliação vai variar de acordo com o número e a complexidade dos estudos apresentados para cada produto.
O primeiro edital de início da reavaliação para a apresentação dos dados de segurança do Carbendazim (o primeiro da lista) deve ser publicado em dezembro, com prazo de até seis meses para a entrega dos estudos. O segundo edital, do Tiofanato Metílico, será publicado em janeiro. A partir daí as próximas reavaliações serão abertas à medida que as análises anteriores forem finalizadas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.