AO VIVO: Acompanhe o segundo dia de desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Seis escolas irão para a Sapucaí: Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Unidos de Vila Isabel
06h15 – Finalizamos a cobertura ao vivo do Carnaval 2022 no Rio de Janeiro
Encerramos por aqui a cobertura ao vivo dos desfiles das escolas de samba do Carnaval 2022 no Rio de Janeiro. Agradecemos a companhia!
06h10 – Veja imagens do desfile da Vila Isabel, que encerrou o Carnaval 2022
05h55 – Vila Isabel finaliza desfile. Carnaval está encerrado.
A Vila Isabel encerrou o desfile dentro do tempo esperado, de 68 minutos. Agora, esperamos pela apuração para saber quem levou o título e pelo desfile das campeãs.
05h40 – Confira imagens do desfile da Grande Rio
05h30 – No fim do dia, público empolga ao celebrar Martinho da Vila
A homenagem da Vila Isabel a Martinho empolgou quem está na Sapucaí e não poderia ser diferente. A escola faz um desfile preciso, com beleza e sentimento, e o samba-enredo é cantado a plenos pulmões por integrantes na avenida e torcedores na arquibancada.
05h10 – O planejamento da Vila para homenagear Martinho
A Vila Isabel busca trazer uma homenagem abrangente a seu presidente de honra: aparecerão a infância de Martinho na roça, as viagens a Angola, o engajamento nas causas sociais, os sambas geniais e de sucesso, e os livros memoráveis. Não poderia ficar fora o jeito simples, boêmio e alegre do homenageado. O carnavalesco Edson Pereira se alegrou por poder assinar esse enredo com Martinho ainda vivo. Na comissão de frente, a escola mostrou guerreiros africanos que coroaram Martinho, surgido de dentro do tripé usado como elemento cênico.
04h50 – Vila Isabel começa último desfile da noite
A Vila Isabel começa a passagem do enredo “Canta, Canta Minha Gente. A Vila é Martinho”, que homenageia o nome mais famoso da escola.
04h35 – Grande Rio encerra dentro do tempo
Sem sustos, a Grande Rio fechou o desfile em 68 minutos, dentro do esperado e confirmou que é forte candidata ao título. A Unidos de Vila Isabel encerrará os desfiles a seguir.
04h25 – Veja as fotos do desfile da Unidos da Tijuca
04h15 – Grande Rio faz espetáculo incrível
Com ótimo samba-enredo e belos carros, a Grande Rio vem fazendo um desfile de altíssimo nível. O samba-enredo anima e caiu no gosto da escola, que impressiona ao cantar nas paradinhas da bateria. Se não houver nenhum imprevisto, a Grande Rio pode brigar por título.
04h – Grande Rio canta e desfaz concepções erradas sobre Exu
O enredo da Grande Rio é sobre Exu, orixá muitas vezes associado erroneamente com o diabo da cosmologia cristã, por ser uma divindade provocadora, brincalhona e sensual na mitologia iorubá. A escola pretende mostrar que Exu está ligado à transformação e atua como mensageiro entre homens e o mundo espiritual. Serão reverenciadas figuras como Bispo do Rosário, Estamira e Stela do Patrocínio, que viviam à margem da sociedade e que transformaram lixo em arte e num modo de sobrevivência.
03h35 – Grande Rio vem para a avenida
A Grande Rio é a quinta escola a desfilar neste segundo dia. O enredo da escola é “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu”, sobre o orixá que muitas vezes é erroneamente associado à figura do diabo na cosmologia cristã.
03h25 – Tijuca encerra o desfile dentro do tempo
Com um desfile luxuoso em cores, a Tijuca encerrou sua passagem com 68 minutos, dentro do tempo permitido. A penúltima escola da noite será a Grande Rio.
03h20 – Veja as imagens do desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel
03h05 – Mais uma escola que deixa buracos na avenida
Assim como a Portela e a Mocidade Independente de Padre Miguel, a Tijuca teve dificuldades para manobrar com um de seus carros alegóricos – no caso, o abre-alas, e acabou deixando um grande buraco entre alas. Ponto negativo em um desfile que impressiona pelas cores utilizadas em fantasias e nos próprios carros. O samba não empolgou muito.
Tijuca com problema no abre-alas. #carnavalesco pic.twitter.com/iFKUk8nIey
— Site CARNAVALESCO (@scarnavalesco) April 24, 2022
Buraco da Tijuca pega o setor 3, primeiro módulo de jurados. #carnavalesco pic.twitter.com/g8ePh0M8yx
— Site CARNAVALESCO (@scarnavalesco) April 24, 2022
02h55 – Tijuca destaca equilíbrio entre o bem e o mal na Comissão de Frente
Na Comissão de Frente do desfile, a Tijuca usou muito um elemento cênico com as cores amarela e azul, símbolos da escola, para demonstrar o bem e o mal; um pêndulo no qual estava um personagem, alternava entre os dois lados para demonstrar o equilíbrio. A encenação trouxe o início da lenda do guaraná, quando uma índia engravidou e deu a luz a Kauê, que no futuro dará origem ao guaraná.
02h40 – Confira fotos do desfile da Portela
02h25 – Desfile da Tijuca defenderá pautas indígenas
Ao trazer a lenda do Guaraná para a avenida, a Tijuca também trará um componente político: defenderá a autonomia dos índios como donos de suas terras, e fará um alerta de que a natureza precisa ser bem cuidada para continuar se renovando e mantendo a força. O enredo também falará dos ciclos da vida, de resistência e descendência. A escola aposta em muitas cores. Serão 37 alas, cinco carros e dois tripés e 3.400 componentes. O carnavalesco prometeu um desfile alegre, com a visão de uma criança – o personagem principal será um garoto chamado “curumim Cauê”.
02h10 – Unidos da Tijuca começa a passar pela Sapucaí
A Unidos da Tijuca é a quarta escola a entrar na avenida para o segundo dia de desfiles. O enredo da escola é “Waranã – A Reexistência Vermelha”, sobre a lenda do guaraná.
01h55 – Mocidade encerra o desfile
Tentando lidar com os problemas de evolução, a Mocidade conseguiu encerrar com 68 minutos, dentro do tempo estipulado. A próxima será a Unidos da Tijuca.
01h25 – Mocidade também tem problemas com carros e clarão na avenida
A Mocidade teve problemas com os dois primeiros carros, que tiveram dificuldade para serem manobrados – no caso do segundo, um elefante, foi difícil colocar composições no veículo. Isso levou a dois clarões serem abertos na avenida, no setor 1. A escola, contudo, correu atrás do tempo perdido para fechar os espaços e demonstrou confiança ao falar com repórteres de que não causará perda de pontos na apuração.
01h10 – Mocidade honra orixá protetor da escola
Em mais um desfile no qual a escola valoriza a própria história, a Mocidade Independente de Padre Miguel homenageia Oxóssi, orixá da caça, das florestas, dos animais e do sustento. Oxóssi é o orixá protetor da Mocidade e o toque do seu atabaque originou a sonoridade da agremiação; a partir da história da divindade, a escola contará o surgimento da batida característica de sua bateria. Figuras históricas da escola também serão lembradas. O desfile contará com 31 alas, cinco carros e um tripé e 3.500 componentes. Os integrantes da bateria rasparam a cabeça em honra a Oxóssi, incluindo a rainha de bateria Giovana Angélica. O desfile contará com a presença de Carlinhos Brown (um dos compositores do samba-enredo) e de Pedro Scooby, ex-BBB que saiu da casa há poucos dias.
00h50 – Mocidade começa a desfilar
Mais uma escola tradicional vem para a Sapucaí, a Mocidade Independente de Padre Miguel. O enredo da escola será ‘Batuque ao Caçador’, em homenagem a Oxóssi, orixá protetor da Mocidade.
00h45 – Portela fecha participação dentro do tempo
A Portela encerrou o desfile com 68 minutos, dentro do tempo previsto. Vem aí mais uma escola tradicional, a Mocidade Independente de Padre Miguel.
00h25 – Desfile da Portela tem problemas em carros alegóricos
Se a bateria foi das mais animadas no Rio até o momento, o desfile da Portela também teve que lidar com problemas: um carro teve um detalhe com a decoração de um globo de isopor rompida; outra alegoria emperrou e travou na avenida em alguns momentos, atrapalhando a evolução, o que levou à formação de buracos entre alas. A escola tentou recuperar e evitar que os espaços aparecessem em frente aos jurados.
Carro dois com dificuldade deixa buraco no setor 3, primeira cabine de julgadores. #carnavalesco pic.twitter.com/MK9AuU2vUi
— Site CARNAVALESCO (@scarnavalesco) April 24, 2022
Portela entra na avenida com um problema em um dos carros. A decoração da Terra em isopor se rompeu antes do desfile. O estrago é evidente. #globeleza pic.twitter.com/qR3G9pqHK0
— Fernanda Berlinck (@FBerlinck) April 24, 2022
00h10 – Imponente águia da Portela ‘voa’ sobre a Sapucaí
A tradicional águia da Portela não poderia deixar de aparecer: em um dos primeiros carros da escola, o ave símbolo veio com os movimentos de voo e os sons, e com a cor predominantemente branca, mas marcas azuis nas asas. A intenção era demonstrar o animal voando sobre e em comunhão com os deuses africanos representados pelos destaques logo abaixo.
TEM QUE RESPEITAR SEMPRE ESSA ESCOLA.
PORTELA É A CULTURA DO BRASIL VIVA pic.twitter.com/XePVvm8aDX
— Wellington Arruda (@well_arrudaa) April 24, 2022
23h55 – Confira fotos do desfile da Paraíso do Tuiuti
23h40 – Entenda o enredo da Portela
A Portela vem com o enredo “Igi Osé Baobá”, sobre a espécie de árvore de tronco grosso e galhos finos, originária da África. A escola pretende traçar um histórico entre a planta, muito importante em diversas religiões do continente africano tanto por questões espirituais quanto materiais, e as origens da própria Portela, com homenagens a figuras históricas. Um dos homenageados será Monarco, cantor, compositor e presidente de honra da Portela, que morreu em 2021 por complicações de uma cirurgia no intestino. Serão 23 alas, cinco carros e um tripé e 3 mil componentes.
23h25 – Portela começa a desfilar
Segunda escola da noite, a Portela inicia sua passagem pela Sapucaí. A escola de Madureira é a maior campeã do Carnaval do Rio de Janeiro com 22 títulos e vem com o enredo “Igi Osé Baobá”, sobre a espécie de árvore nativa do continente africano.
23h15 – Tuiuti estoura o tempo em dois minutos
Apesar de belos carros, como um que representou o país fictício de Wakanda, do Universo Marvel, a Tuiuti acabou estourando o tempo máximo de 70 minutos. Apesar de acelerar no fim (o que prejudica evolução e harmonia), a escola foi dois minutos além do permitido e o último carro ainda travou por uns segundos na dispersão. A escola perde dois décimos por causa do estouro.
23h – Samba-enredo e harmonia da Tuiuti se destacam, mas carro alegórico dá problema
O samba-enredo da Tuiuti pegou e a escola cantou a plenos pulmões na avenida e na arquibancada; a harmonia, com diversas alas bastante coordenadas trazendo mais de um tipo de fantasia, também chamaram a atenção. Contudo, um carro alegórico que representava engenheiros negros da Nasa teve problemas técnicos, e precisou ser empurrado às pressas para não deixar um buraco na escola.
22h45 – A rivalidade criada pela internet entre rainha e princesa de bateria da Tuiuti
Antes do carnaval, uma polêmica atingiu a Paraíso do Tuiuti em cheio: o debate sobre quem paga para desfilar como rainha de bateria. A dentista Thay Magalhães ocupa o posto após pagar por ele, mas um vídeo da princesa de bateria Mayara Lima sambando com grande habilidade viralizou. Mayara é cria da Tuiuti desde criança, o que levou a críticas sobre dar o cargo de rainha a quem não é da comunidade. As duas garantem que não veem a rivalidade criada pelos internautas, e que uma ajuda a outra; até o momento, Thay fez aulas de samba e não comprometeu à frente da bateria até o momento, mas também não brilhou.
22h30 – Saiba mais sobre o desfile da Paraíso do Tuiuti
A Paraíso do Tuiuti vem com o enredo “Ka Ríba Tí Ÿe – Que Nossos Caminhos se Abram”, para celebrar o povo negro e suas contribuições para o mundo ao longo da história. Personagens como Nelson Mandela e Barack Obama serão relembrados, e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira veio fantasiado de Zumbi e Dandara, líderes do quilombo dos Palmares. Também serão vistos referências às religiões africanas e ao afrofuturismo, movimento literário que pensa o futuro a partir de uma perspectiva racial. No total, serão 27 alas, cinco carros alegóricos e um elemento cênico e 3200 componentes. Paulo Barros, um dos maiores nomes do carnaval carioca, assina o desfile.
22h15 – Começa a segunda noite de desfiles no Carnaval do Rio de Janeiro em 2022
Boa noite, caro espectador! A segunda noite de desfiles na Sapucaí já começou, com a Paraíso do Tuiuti na avenida. A noite ainda terá Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Unidos de Vila Isabel. Você acompanha tudo conosco!
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.