Após anúncio de rompimento com Governo, Cunha autoriza criação de CPI do BNDES

  • Por Jovem Pan
  • 17/07/2015 17h10

O presidente da Câmara dos Deputados Alan Marques/Folhapress O presidente da Câmara dos Deputados

Horas após anunciar seu rompimento com o Governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) autorizou nesta sexta-feira (17) a criação de quatro comissões parlamentares de inquérito. Duas destas CPIs contrariam o Governo.

Uma delas irá investigar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a outra irá apurar supostas irregularidades nos fundos de pensão das estatais.

Os dois requerimentos de criação do CPI estavam atrás na lista de espera para a instalação. Enquanto a do BNDES estava em sétimo, a dos fundos estava em oitavo, já que apenas cinco comissões podem funcionar ao mesmo tempo.

Eduardo Cunha arquivou três pedidos de instalação de CPIs que estavam na frente destas. Segundo ele, elas não possuíam um “objeto de investigação determinado”, o que é uma exigência do regimento interno da Câmara.

A criação destas quatro novas comissões deve-se ao término do funcionamento de outras quatro que atuavam no primeiro semestre deste ano. Apenas a CPI da Petrobras continuará seu funcionamento.

Além das duas CPIs citadas, o presidente da Câmara autorizou a criação de uma comissão para apurar maus tratos contra animais e outra que investigará crimes cibernéticos.

Todas as CPIs devem ser instaladas após o “recesso branco”, que retomará as atividades do Legislativo em agosto. Com a leitura da criação das CPIs, a expectativa é que os partidos indiquem os integrantes de cada colegiado no próximo mês.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.