Após exonerar Jucá, Temer diz que não vai impedir apurações

  • Por Jovem Pan
  • 24/05/2016 12h20

Temer ao lado de Jucá na tarde desta segunda (23) EFE/Fernando Bizerra Jr EFE - Temer ao lado de Jucá na tarde desta segunda (23)

Depois de dizer que não dará atenção aos protestos que tem sofrido seu governo, o presidente interino Michel Temer (PMDB) voltou a garantir que não vai impedir apuração de corrupção.

“Nós não vamos impedir a apuração com vistas à moralidade pública”, disse Temer. “Ao contrário, nós vamos incentivá-la”, garantiu. Segundo o peemedebista, isso seria “invadir a competência de outro poder”.

A breve fala durante o anúncio de medidas econômicas, surgiu um dia após ser divulgada fala do ex-ministro do Planejamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), em que ele sugeria “estancar a sangria” da Operação Lava Jato. Após defender-se em entrevista coletiva, Jucá foi exonerado, mas Temer garante que o senador continuará ajudando o governo.

Temer disse que “por mais que digam que há um esquema” para impedir apurações de esquemas corruptos, o governo vai incentivá-las. “Não queremos isso, não (barrar as investigações). Ninguém quer”, afirmou Temer. “Penso que nem os nomes que de vez em quando são apontados o querem”, disse.

O presidente interino disse que abordou o assunto porque não poderia “silenciar” em relação às afirmações de que o governo pretende impedir as apurações dos ilícitos. “Em um determinado momento, você não pode silencial porque se você silencia você concorda”, postulou.

Temer citou artigo da Constituição Nacional que trata do princípio da moralidade para mostrar compromisso com as investigações.

Com informações complementares de Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.