Após França, Irlanda ameaça vetar Mercosul-UE caso Brasil não proteja Amazônia
O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, afirmou, nesta sexta-feira (23), que o governo irlandês vai vetar o acordo de livre comércio entre União Europeia (UE) e Mercosul caso o Brasil não proteja a Amazônia.
“De modo algum a Irlanda votará a favor do acordo de livre comércio Mercosul-UE se o Brasil não cumprir os seus compromissos ambientais. Estou muito preocupado porque neste ano vimos níveis recorde de destruição nas florestas amazônicas pelo fogo”, declarou, em comunicado.
Varadkar classificou como “orwellianas” – em alusão às realidades distópicas retratadas nas obras do escritor britânico George Orwell – as acusações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) contra ONGs por supostamente provocarem os incêndios.
De acordo com o governante irlandês, a postura do governo brasileiro de permanecer “por enquanto” nos acordos climáticos de Paris “levantará as antenas em toda a Europa”.
“Não podemos pedir aos agricultores irlandeses e europeus que utilizem menos pesticidas, menos adubos, promovam a biodiversidade, plantem mais nas suas terras, e esperar que façam isso se não promovemos acordos comerciais condicionados a padrões ambientais e trabalhistas decentes”, ressaltou Varadkar.
Mais cedo, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que Bolsonaro “mentiu” sobre seus compromissos ambientais e por isso também vai se opor à assinatura do tratado.
*Com informações da Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.