Após interação entre artista nu e criança, MAM nega erotismo
Após vídeo em que uma menina interage com artista nu no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) viralizar em meio a críticas, a instituição reagiu e disse que “o trabalho não tem conteúdo erótico”, a nudez estava sinalizada e a criança era acompanhada da mãe.
Na performance, o coreógrafo Wagner Schwartz está completamente nu sobre um tatame de papelões e interage com o público e com uma dobradura vermelha. Segundo o museu, ele faz “uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, artista historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas interativas”.
Na interpretação denominada La Bête (A Besta, ou O Bicho, em francês), Schwartz “se torna” um bicho e pode ser manipulado pela plateia. A obra integra o 35º Panorama da Arte Brasileira – 2017.
Internautas se revoltaram com a possível pedofilia que a interação com a criança poderia denotar.
Confira a resposta do MAM:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Museu de Arte Moderna de São Paulo informa que a performance “La Bête”, que está sendo questionada em páginas no Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em evento de inauguração.
É importante ressaltar que o Museu tem a prática de sinalizar aos visitantes qualquer tema sensível à restrição de público. Neste sentido, a sala estava devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística. O trabalho não tem conteúdo erótico e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, artista historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas interativas.
É importante ressaltar que o material apresentado nas plataformas digitais omite a informação de que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada de sua mãe durante a abertura da exposição.
Portanto, os esclarecimentos acima denotam que as referências à inadequação da situação são fora de contexto.
NOTA DE ESCLARECIMENTOO Museu de Arte Moderna de São Paulo informa que a performance "La Bête", que está sendo…
Publicado por MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo em Quinta-feira, 28 de setembro de 2017
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.